Buscar

A Constituição Federal não cria tributos, apenas estabelece competências para que, através da lei, as pessoas políticas os possam criar.

A Constituição Federal não cria tributos, apenas estabelece competências para que, através da lei, as pessoas políticas os possam criar. Com relação à competência residual tributária da União Federal outorgada pela Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
 a)    É direito da União instituir impostos não previstos no artigo 153, da Carta Magna, desde que eles sejam não cumulativos e não tenham base de cálculo própria dos demais impostos descritos na Constituição.
 b)    É o direito de instituir taxas e contribuições de melhoria.
 c)    Esse direito não está sujeito ao princípio de legalidade e somente pode ser utilizado em caso de guerra ou comoção interna grave.
 d)    É o direto da União instituir impostos e contribuições sociais por portaria, desde que não cumulativos.

💡 5 Respostas

User badge image

Júnior Oliveira

Respostas com base em artigos da Constituição Federal:

 

a) CORRETA  

Art. 154. A União poderá instituir: 

I - mediante lei complementar, impostos não previstos no artigo anterior,  
desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados nesta Constituição.

 

B) ERRADA 

A Constituição Federal autoriza apenas à União a criar impostos através da competência residual. Além disso, a competência para instituição de taxas e contribuições de melhoria é comum a todos os entes federativos. 

 

c) ERRADA 

Não há previsão para o caso de comoção grave. 

Art. 154 da CF -  A União poderá instituir: 

II - na iminência ou no caso de guerra externa, impostos extraordinários, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criação. 

 

e) ERRADA 

A Constituição Federal autoriza apenas a instituição de impostos e contribuições de seguridade social pela União, na competência residual, através de lei complementar. 

O art. 195, parágrafo 4º autoriza a criação de contribuições de seguridade na competência residual, mas desde que cumpridos os requisitos do art.154, I. Assim, presume-se serem instituídas apenas por lei complementar. 

Art. 154. A União poderá instituir: 

I - mediante lei complementar, impostos não previstos no artigo anterior, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados nesta Constituição; 

 Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:  

§ 4º A lei poderá instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social, obedecido o disposto no art. 154, I. 

 

 

 

1
Dislike0
User badge image

Mr. V.

calma jovem, tem esse material disponível

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais