Buscar

Como a partir da teoria do trabalho seria possível pensar a determinação do valor e do valor de troca , ou do preço das mercadorias em geral?

💡 3 Respostas

User badge image

Giulia Duarte

Em Ricardo: as mercadorias possuindo utilidade recebem valor de troca por escassez (bens não reprodutivos) ou pela quantidade de trabalho (bens reproduzíveis).

Já Marx rejeita valor de uso como determinante e preços, sendo o preço de troca uma relação entre a quantidade dessa mercadoria que se poderia conseguir em troca de uma certa quantidade de outra mercadoria. No volume 1 do Capital, marx utiliza valor e valor de troca como sinônimos. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A teoria do trabalho está relacionada com a disposição do indivíduo em realizar determinada atividade. O valor final da mercadoria se baseia na quantidade de trabalho humano, abstrato de acordo com Marx que está embutida nela - sem quantificar as relações sociais e econômicas que estão atreladas a isso.

Dessa forma, o valor adquire um outro formato sendo expresso pelo trabalho humano que foi utilizado para formar um determinado produto. O produto que é confeccionado já com o destino final para a troca, de acordo com Marx, é o que acaba garantindo maior relação com o valor de uso que é atribuído, de acordo com o mercado ao qual o produto será finalmente comercializado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais