Buscar

direito tributario e empresarial

Pedro é fiscal de tributos, e como tal foi incumbido de averiguar o livro caixa da empresa Sem Pretenções Têxteis. Ao dirigir-se ao setor da empresa onde encontrava-se a documentação foi impedido de acessá-la pelo dono da empresa. Diante desse relato, levando em consideração os poderes inerentes às autoridades fiscais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O fiscal, no exercício da função, poderá sim examinar livros, mercadorias, documentos etc., desde que objetos da investigação.
(    ) Somente cabe ao fiscal de tributos averiguar os livros fiscais, haja vista as regras previstas no Código Civil.
(    ) Ao fiscal é permitido examinar livros, produtos e mercadorias, desde que observados os limites impostos pelo Código Civil.
(    ) Cabe ao tabelião, por exemplo, prestar informação à autoridade administrativa com relação a bens, negócios ou atividades de terceiros, ressalvado o sigilo profissional.
 

💡 3 Respostas

User badge image

Hélio Pereria de Carvalho

a resposta certa e VVFV

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

( V ) O fiscal, no exercício da função, poderá sim examinar livros, mercadorias, documentos etc., desde que objetos da investigação.

Verdadeiro, conforme previsto no artigo 195 do Código Tributário Nacional (CTN):

Art. 195. Para os efeitos da legislação tributária, não têm aplicação quaisquer disposições legais excludentes ou limitativas do direito de examinar mercadorias, livros, arquivos, documentos, papéis e efeitos comerciais ou fiscais, dos comerciantes industriais ou produtores, ou da obrigação destes de exibi-los.


( F ) Somente cabe ao fiscal de tributos averiguar os livros fiscais, haja vista as regras previstas no Código Civil.

Falso. Conforme previsto no mesmo artigo citado anteriormente, o Fiscal poderá analisar quaisquer mercadorias, livros, arquivos, documentos e papéis que necessitar.


( F ) Ao fiscal é permitido examinar livros, produtos e mercadorias, desde que observados os limites impostos pelo Código Civil.

Falso, pois não há quaisquer limites impostos pelo Código Civil no que tange o exame pelo fiscal de documentos, livros e afins.


( V ) Cabe ao tabelião, por exemplo, prestar informação à autoridade administrativa com relação a bens, negócios ou atividades de terceiros, ressalvado o sigilo profissional.

Verdadeiro. Conforme previsto no artigo 197, do CTN, o tabelião realmente deve prestar as informações à autoridade administrativa e, conforme previsto no parágrafo único do mesmo artigo, o sigilo profissional deve ser resguardado.

Art. 197. Mediante intimação escrita, são obrigados a prestar à autoridade administrativa todas as informações de que disponham com relação aos bens, negócios ou atividades de terceiros:

I - os tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício;

(...)

 Parágrafo único. A obrigação prevista neste artigo não abrange a prestação de informações quanto a fatos sobre os quais o informante esteja legalmente obrigado a observar segredo em razão de cargo, ofício, função, ministério, atividade ou profissão.

0
Dislike0
User badge image

Izamara Silva

(  F ) O fiscal, no exercício da função, poderá sim examinar livros, mercadorias, documentos etc., desde que objetos da investigação.

(  F ) Somente cabe ao fiscal de tributos averiguar os livros fiscais, haja vista as regras previstas no Código Civil.

(  F ) Ao fiscal é permitido examinar livros, produtos e mercadorias, desde que observados os limites impostos pelo Código Civil.

( V  ) Cabe ao tabelião, por exemplo, prestar informação à autoridade administrativa com relação a bens, negócios ou atividades de terceiros, ressalvado o sigilo profissional.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Direito tributario e empresarial

Direito Tributario e Empresarial

Uniasselvi

User badge image

Nyvian Almeida