Buscar

qual os diferentes tipos de membrana

💡 3 Respostas

User badge image

Juliana Maciel Maciel

A membrana celular é uma fina película lipoprotéica formada por fosfolipídios e proteínas, cuja espessura varia entre 7,5 a 10 nanômetros, delimitando o citoplasma de todos os tipos de células (bactérias, algas, fungos, protozoários, animais e vegetais), recebendo variadas denominações: plasmalema, membrana plasmática ou membrana citoplasmática.

No interior das células eucariontes o citoplasma apresenta organelas e canais constituídos por membranas semelhantes às que envolvem a célula, sendo responsável pela seleção de tudo o que entra e sai da célula.

Esse envoltório foi visualizado pela primeira vez durante a década de 1950, somente possível devido o aprimoramento do microscópio eletrônico. A partir de então, o crescente desenvolvimento tecnológico e o refinamento de técnicas citológicas, possibilitaram aos cientistas S. J. Singer e G. Nicolson (1972), proporem uma estrutura padrão − O modelo do mosaico fluido − representando esquematicamente a membrana plasmática.

Por esse modelo, a melhor proposta aceita atualmente, demonstra que a membrana possui duas camadas de fosfolipídios, formada por uma molécula de glicerol, duas cadeias de ácidos graxos, sendo uma saturada e a outra insaturada, uma coligação fosfato e um grupamento polar.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Todo ser vivo possui à célula como a base para a sua estruturas, tendo em vista que é através do ajuntamento dela que são desenvolvidos os componentes (tecidos, órgãos) do seres vivos. Para tanto, esse elemento primordial, é dividido em duas categorias, sendo elas eucariontes e procariontes. Elas apresentam algumas dissemelhança quanto ao envoltório que protege o material genético, sendo que as procariontes não possuem esse núcleo.

Quando a sua composição, as células possuem organelas que realizam a respiração, e até mesmo apoptose celular. Dentre essas organelas, temos a membrana, que compreende a proteção da célula, como um muro, essas membranas não costumam se diferenciar nos seres vivos, entretanto, algumas podem possuir características particulares, como no caso das plantas que possuem a celulose, como proteção extra da membrana plasmática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais