Buscar

como calcular resultado operacional bruto?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Carla Lima

Primeiro deve retirar as despesas operacionais do lucro bruto e depois acrescentar ao resultado as receitas operacionais.

1. Descubra a sua receita operacional

Caso não saiba, a receita operacional bruta é o conjunto de faturamento originário das atividades operacionais da empresa. Depois de descobri-la, faça as seguintes deduções:

  • descontos sobre vendas;
  • devoluções de vendas;
  • impostos sobre vendas (ISS, ICMS e PIS/COFINS).

Feito isso, terá em mãos a sua receita operacional líquida e pode partir para o próximo passo.

2. Calcule o resultado operacional bruto

Desta vez, precisa pegar a receita operacional líquida e subtrair tudo aquilo que é considerado custo de mercadoria e de produtos vendidos ou de serviços prestados. Essa operação matemática vai mostrar para você o resultado operacional bruto da empresa, que também é chamado de lucro operacional bruto. Mas as contas não terminam aí.

3. Desconte as despesas

Pegue o resultado operacional bruto e retire as despesas operacionais, que geralmente são identificados na gestão de custos como fixas e que são extremamente necessárias para que a empresa continue funcionando. São elas:

  • despesas operacionais;
  • administrativas;
  • comerciais.

4. Encontre o resultado operacional líquido

Por fim, para chegar ao número que procuramos desde o início, você só precisa pegar o resultado do passo anterior e acrescentar as receitas operacionais. Pronto, o valor obtido é o resultado operacional líquido

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

É de fundamental importância as empresas de pequeno, médio ou grande porte fazerem a gestão de indicadores, pois fica mais fácil administrar de forma eficaz, aproveitando as possíveis oportunidades e aumentando cada vez mais o lucro da mesma. Existem muitas empresas que crescem rapidamente e acabam falindo por falta de uma boa gestão.

Para o cálculo do resultado operacional bruto deve-se somar todas as receitas da parte operacional e assim subtrair por todas as despesas, como manutenção de máquinas e também o salário dos funcionários que executam o processo. Dessa forma, o indicador citado pode ajudar muito a empresa em questão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais