Buscar

Qual a diferença entre coerção e coação?

💡 6 Respostas

User badge image

Thereza Cristina Faccio de Castro

COERÇÃO é uma força que se observa no campo psicológico, levando alguém a cumprir determinada regra, a ter uma certa conduta, somente devido à pressão “abstrata” que o sujeito emissor da norma impõe. O Estado utiliza a coerção quando diz que um dispositivo de lei deve ser respeitado, acarretando uma sanção no caso de não cumprimento. O indivíduo segue a norma estatal para que não lhe seja aplicada a sanção preestabelecida no ordenamento jurídico, ou seja, ele se porta de acordo com a lei por “medo” de ser punido. Tem função preventiva.

 COAÇÃO: é outra fase da imposição da força, que ocorre no plano fático, é uma força evidentemente manifesta, pois reflete no campo físico. O Estado utiliza a coação quando a coerção não funcionou, e a sanção decretada também não foi cumprida pelo indivíduo. Quando um sujeito não cumpre a norma naturalmente, pelo efeito psicológico da coerção, o Estado ordena que ele obedeça à sanção estabelecida, como punição pelo desrespeito à regra legal. Caso não cumpra a sanção, ele sofrerá então a coação estatal, ou seja, aquela será aplicada forçosamente, pelo ente competente para tal função. A coação é a execução compulsória da sanção, quando o indivíduo não a cumpre, após ter desrespeitado a norma legal.A coação também está definida no Código Civil, do art. 151 ao 155, mas em outra situação, pois é um caso proibido nas relações contratuais. Como vimos, o Estado está autorizado a usar a coação, como fim último para que o indivíduo cumpra a norma. Mas o uso da coação pelo particular é proibido pelo ordenamento jurídico, pois a violência física praticada por pessoa natural é reprimida pelo Estado.

6
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O descumprimento da norma jurídica pode ser visto através de três elementos: a afirmação do direito, a hipótese e a sanção.

A afirmação do direito é o comando principal da norma. 

A hipótese é o fato de alguém desobedecer a norma.

A sanção é a punição, efetiva ou não, para quem descumprir o que foi determinado pela norma. Pode ser vista através de dois aspectos:

  • Coerção: elemento intrínseco da sanção que previne (preventiva) que o individuo proceda de maneira contrária a norma. Age antes do ato acontecer. É a possibilidade do uso da força.
  • Coação: elemento intrínseco que é utilizado posteriormente ao descumprimento da norma. É a punição concreta, repressiva. É o efetivo uso da força.
3
Dislike0
User badge image

Silgeanio Júnior

Ficou bem claro, muito obrigado, Thereza Cristina.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais