Buscar

Qual a diferença entre agente infeccioso, vetor e portador da doença ?

💡 2 Respostas

User badge image

Facela Lurdes

A diferença entre vetor e agente etiológico é que esse último causa a doença, mas o vetor transporta o agente etiológico. A malária, por exemplo, é provocada por protozoários do gênero Plasmodium (agente etiológico), que são transmitidos pela picada do mosquito (vetor) do gênero Anopheles infectado.

0
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

Agente infeccioso é o patógeno causador da infecção, ele pode ser um vírus, uma bactéria, um protista, um fungo ou mesmo um helminto. O vetor é o transmissor intermediário da doença, o agente infeccioso precisa de um tempo em seu vetor para concluir seu ciclo e assim poder infectar seu hospedeiro final, que pode ser o homem ou outro animal, como exemplo temos o Aedes aegypt que é o vetor do vírus da Dengue, Chikungunyia, Zika e da Febre Amarela urbana. O portador da doença é organismo contaminado pelo agente infeccioso e que é capaz de replicar esse agente. O hospedeiro intermédiario é um portador da doença, pois dentro dele ocorre replicação do patógeno, assim como é responsável pela sua transmissão. Já o hospedeiro final também é um portador da doença, se  nele houver multiplicação do patógeno, e que a partir dele seja possível continuar o ciclo infeccioso, infectando mais pessoas ou transmitindo para o hospedeiro intermediário. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais