Buscar

Considere o seguinte argumento: (p➝q) ➝ (r➝s), p➝q | r➝s A regra de inferência que justifica a validade do argumento acima é: Escolha uma: a. Redução

Considere o seguinte argumento: (p➝q) ➝ (r➝s), p➝q | r➝s A regra de inferência que justifica a validade do argumento acima é: Escolha uma: a. Redução ao absurdo. b. Silogismo destrutivo. c. Modus ponens. d. Modus tollens. e. Silogismo construtivo.

💡 7 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para esse caso temos um Modus ponens. Os modus ponens é uma forma de argumento válido e uma das regras de inferência na lógica proposicional. Pode ser resumido como "se P implica Q, e se Pé verdade; então Q também é verdadeiro. " A história do modus ponens remonta à antiguidade. O modus ponens pode ser formalmente estabelecido como:


\[\dfrac{{P \to Q,P}}{{\therefore Q}}\]

onde a regra é quando \(P → Q\) " e " \(P\) " aparecem por si mesmos na mesma linha de um teste lógico, Q pode ser escrito validamente em uma linha subsequente. Note que a premissa de P e a implicação "dissolve", com seu único traço sendo o símbolo Q que é mantido para uso posterior, por exemplo, em uma dedução mais complexa.

----

Embora o modus ponens seja um dos conceitos mais utilizados na lógica, não deve ser confundido com uma lei lógica. Pelo contrário, é um dos mecanismos aceitos para a construção de evidências dedutivas que incluem a "regra de definição" e a "regra da substituição".

----

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

0
Dislike0
User badge image

Vitória Nicoletti

C) Modus ponens

0
Dislike0
User badge image

Ildemar Oliveira

 Silogismo construtivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais