Buscar

limites da teoria "conditio sine qua non"

no que tange a teoria da equivalência das condições na análise no nexo de causalidade entre a ação e o resultado, notamos a existência das "concausas", especificamente num caso onde uma concausa preexistente que relativamente produz o resultado, o que ocorrerá ao indivíduo lesiona a integridade física de outrem e devido a uma causa preexistente (hemofilia) a vítima vai a obto, nota-se no caso a existência de uma condição preexistente (hemofilia) que somada a ação de lesão corporal ocasiona a morte. Nesse caso o nexo de causalidade será abrangido até o resultado obto ou se terá como limite da teoria da equivalência das condições o elemento subjetivo DOLO ??

💡 7 Respostas

User badge image

Hugo Canto

Nessa situação tem-se de ser levado em consideração para a análise, o fato de o agente ter ou não conhecimento da circunstância preexistente. No exemplo da vítima com hemofilia que após ação do agente veio a morrer - se o agente tinha consciência de que a vítima possuia a referida enfermidade ao praticar uma lesão grave, será responsabilizado por consumação em caso da morte da vítima, pois sabia que sua ação poderia colocar a vida da vítima em risco levando-a ao óbito, entretanto, se desconhecia a causa preexistente, responderá pela tentativa caso a vítima venha a morrer, pois desconhecendo a circunstância preexistente tensionava únicamente causar uma lesão grave à vítima e não matá-la.

4
Dislike0
User badge image

Estudante PD

concordo com o comentario acima, porém acredito que o agente não responderia por tentativa de homicidio se nao soubesse da condiçao "hemofilia". Isso vai depender da INTENÇÃO que tinha ao causar a lesão grave, se de matar ou apenas lesionar.
4
Dislike0
User badge image

Dayna Martins

A relação de causalidade entre a conduta e o resultado é uma ação valorada, que deve ser aferida conjuntamente com o vínculo subjetivo do agente. Causalidade relevante para o direito penal é aquela que pode ser prevista, isto é, aquela que é previsível.

A cadeia causal será sempre limitada pelo dolo ou pela culpa.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais