Buscar

Como explicar fontes formais estatais ?

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

As fontes formais "são os modos de manifestação do direito mediante os quais o jurista conhece e descreve o fenômeno jurídico". Elas podem ser estatais ou não estatais.

As estatais são as provenientes do Estado, e podem ser legislativas (leis, decretos, regulamentos etc.) e jurisprudenciais (sentenças, precedentes judiciais, súmulas etc.). Ademais, há as convenções internacionais, pelas quais dois ou mais Estados estabelecem um tratado, daí serem uma subdivisão a parte, chamada de fonte formal estatal convencional.

As não estatais, por sua vez, abrangem o direito consuetudinário (costume jurídico), o direito científico (doutrina) e as convenções em geral ou negócios jurídicos.

1
Dislike0
User badge image

Elieldo Gois

A legislação que é o processo pelo qual um ou vários órgãos estatais formulam e promulgam normas jurídicas de observância geral. A atividade legiferante, é tida, portanto, como a fonte primacial do direito. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais