Freud postulou diversos mecanismos de defesa. Entendemos por repressão ou recalque:
3 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
A teoria psicanalítica de Freud é muito rica e cheia de aspectos importantes, mas o que nos interessa aqui é entender que este pensador desenvolveu a teoria de que muitas doenças psíquicas tinha como origem sentimentos reprimidos, ou seja, sensações que não foram lidadas pela pessoa e que estão simplismente esquecidas na mente.
Freud entendia que estas doenças psíquicas tinham como origem fatos e pensamentos do incosciente e as doenças eram os meios utilizados por estes pensamentos para serem externados. Assim, por meio de análises e hipnóses, Freud fazia com que as pessoas conseguissem acessar estes pensamentos e, assim, ele ajudava as pessoas a lidar com eles, fazendo com que eles fossem curados.
A repressão ou recalque é justamento o movimento feito pela nossa mente que procura levar estes pensamentos para o inconsciente, entendendo que lá eles estariam esquecidos. O recalque nada mais é do que o afastamento de uma ideia da consciência, algo que é feito com o objetivo de evitar o conflito ou a dor. As doenças psíquicas ocorreriam, segundo Freud, porque manter algumas ideias reprimidas é algo muito forçoso e desgastante, o que levaria a mente a adoecer.
Finalmente, temos que o recalque ou repressão é, para Freud, o mecanismo de afastar pensamentos ou lembranças que causam dor ou conflito para longe da consciência.
Afonso Henrique
Há mais de um mês
Um afastamento involuntário de conteúdos da consciência de algo que nos traz sofrimento ou que nos
constrange.