A maior rede de estudos do Brasil

AS diferenças entre as agendas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento e os trechos dos discursos apresentados, aponte a alternativa correta:

A sociedade internacional, a despeito de todos os avanços socioeconômicos obtidos nas últimas décadas, ainda pode ser dividida em “países desenvolvidos”, de um lado, e “em desenvolvimento”, de outro. Cada um desses grupos apresenta uma visão bastante própria das relações internacionais, como se pode perceber, por exemplo, dos discursos de posse de Barack Obama e Dilma Roussef:

“Nós não vamos pedir desculpas por nosso estilo de vida nem vamos hesitar em defendê-lo. E, para aqueles que buscam aumentar seus alvos induzindo terror e assassinando inocentes, dizemos a vocês, agora, que nosso espírito é mais forte e não pode ser quebrado. Vocês não irão nos ultrapassar, e nós os derrotaremos.
[...] Aos líderes ao redor do mundo que procuram instaurar conflito, ou culpar o Ocidente pelos males de sua sociedade: saibam que nosso povo vai julgá-lo pelo que você pode construir, não pelo que você destroi. Àqueles que se apegam ao poder pela corrupção [...], saibam que vocês estão do lado errado da história.
[...] Mas nós estenderemos a nossa mão se vocês estiverem dispostos a ceder a sua primeiro.” (trecho do discurso de posse do Presidente Barack Obama)

“Meus queridos brasileiros e brasileiras, nossa política externa estará baseada nos valores clássicos da tradição diplomática brasileira: promoção da paz, respeito ao princípio de não-intervenção, defesa dos Direitos Humanos e fortalecimento do multilateralismo.
O meu governo continuará engajado na luta contra a fome e a miséria no mundo.
Seguiremos aprofundando o relacionamento com nossos vizinhos sul-americanos; com nossos irmãos da América Latina e do Caribe; com nossos irmãos africanos e com os povos do Oriente Médio e dos países asiáticos. Preservaremos e aprofundaremos o relacionamento com os Estados Unidos e com a União Europeia. Vamos dar grande atenção aos países emergentes.
O Brasil reitera, com veemência e firmeza, a decisão de associar seu desenvolvimento econômico, social e político ao de nosso continente.
Podemos transformar nossa região em componente essencial do mundo multipolar que se anuncia [...].” (trecho do discurso de posse da Presidente Dilma Roussef)
    
Tendo em vista as diferenças entre as agendas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento e os trechos dos discursos apresentados, aponte a alternativa correta:

Escolha uma:

1. a questão da segurança político-militar deixou de ser preocupação central aos chamados países desenvolvidos, cedendo espaço a questões de segurança econômica.

2. o comportamento internacional dos Estados Unidos segue explicável pelas teses realistas ou neorrealistas.

3. a atuação de países ainda periféricos, como o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) é facilmente explicável numa perspectiva globalista.

4. a redução de desigualdades regionais e desenvolvimento econômico sustentável (em relação, especialmente, ao ambiente) é tema central da agenda de países desenvolvidos

Relacoes Internacionais IV

Humanas / Sociais


1 resposta(s)

User badge image

William Kartes

Há mais de um mês

a nº 1, pois a briga economica ganhou maior relevância, devido a necessidade de manter seu status quo e manter seu poder relativo aos demais Estados

 

a nº 1, pois a briga economica ganhou maior relevância, devido a necessidade de manter seu status quo e manter seu poder relativo aos demais Estados

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes