Buscar

Estetica da arte

Analisando a igreja da Pampulha e a obra de Niemeyer, assinale a alternativa que contém apenas sentenças corretas:

I. O arquiteto foi pioneiro na utilização do concreto armado para criar formas curvas e assimétricas em construções religiosas.

II. Uma de suas características mais notáveis é a integração entre as artes, manifesta pela complementaridade entre os painéis de Cândido Portinari, o paisagismo de Burle Marx e a arquitetura de Niemeyer.

III. As características estéticas apresentadas nos projetos para a Pampulha, como as curvas de concreto armado, o dinamismo das formas e o rompimento de padrões influenciaram os projetos posteriores de Niemeyer para os edifícios públicos de Brasília.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para compreender melhor sobre os atributos das construções realizadas por Niemeyer como foi com caso da Igreja da Pampulha vamos utilizar nossos conhecimentos sobre História da Arte.Oscar Niemeyer foi um dos grandes percussores do modernismo brasileiro, dando o início a um modelo de arquitetura nova e que se espalhou pelo território com curvas e mobilidade, sendo um dos marcos do tipo de construção religiosa.

Além da colaboração de engenheiros, para permitir a construção das notáveis estruturas, como é o caso da Igreja da Pampulha Niemeyer também contou com a ajuda de Burle Marx e Portinari para a elaboração do interior das igrejas.

A inovação estética presente nas construções religiosas também influenciou o artista nas formulações feitas em Brasília, não só em outras igrejas mas também em edifícios públicos.Como consequência, podemos ter como correta as afirmativas I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais