Buscar

Quais são as principais síndromes de polinização no processo reprodutivo das Angiospermas?

💡 1 Resposta

User badge image

Rhian Vilar

Polinização é o transporte de pólen até o estigma da própria flor ou de outras flores. Deiscência é o processo de abertura da antera com liberação dos grãos de pólen. 
Flores polinizadas por animais têm características que atraem os polinizadores: corola vistosa, glândulas odoríferas e produtoras de néctar (substâncias açucaradas).Conhecer os atributos florais, as formas de polinização e as síndromes de dispersão de uma comunidade vegetal pode contribuir para a compreensão da sua dinâmica e conservação.A co-evolução é particularmente incrível na polinização, onde a interação das plantas e dos insetos é mutuamente benéfica. Cada característica floral é geralmente interpretada como adaptações para atrair e explorar certos tipos de polinizadores e excluir outros. O conjunto destas características compõe a síndrome de polinização. A implicação de uma síndrome para uma determinada espécie se deve pelo fato da planta apresentar características morfológicas, sensoriais, nutricionais e comportamentais que são especializadas para um certo tipo de polinizador, ou seja, para cada espécie encontrada florescendo observa-se a forma, cor e simetria da corola, tipo de recompensa floral e sistema sexual.A reprodução sexuada nas plantas envolve a polinização, ou seja, a transferência de pólen (gameta masculino dentro de uma cobertura protetora) das anteras de uma flor para o estigma. Um tubo polínico cresce desde o estigma, através do estilete, até um óvulo no ovário, onde ocorre a fecundação. A transferência pode ser das anteras para o estigma da mesma planta (da mesma flor ou de uma flor diferente), o que constitui a autopolinização, ou entre flores em plantas diferentes da mesma espécie, o que constitui a polinização cruzada. Trata-se de uma relação harmônica, onde o inseto coleta substâncias oferecidas pelas flores, como o néctar, pólen, óleos, perfumes ou resinas, em contrapartida, transfere pólen entre as flores.

http://www.scielo.br/pdf/abb/v21n3/a05v21n3.pdf

Vou colocar na sequência síndrome/agente polinizador/características florais

CANTAROFILIA - BESOUROS ap.bucal mastigador - - Flores polinizadas pelos besouros são muito claras, brancas ou pouco coloridas.- Pétalas/sépalas carnosas. São abertas em forma de bacia.- Possuem muito pólen; néctar ausente.- Flores que exalam odor forte, variado, frutal, acre ou em decomposição.- Os besouros se alimentam de tecidos vegetais (fruta-do-conde).- Antese noturna.Ex: papoulas, magnólias

PSICOFILIA - BORBOLETAS ap. bucal sugador -  Borboletas são separadas em duas grandes guildas: frugívoras e nectarívoras,- Se alimentam de néctar e/ou pólen. O néctar fica acessível apenas as peças bucais sugadoras e longas, formando um tubo aspirante espiralado (probóscide).- Típica de flores de cores vibrantes: vermelhas, amarelas, alaranjadas ou azuis, tubulares (tubos longos e estreitos) ou em calcar, direcionadas para cima- Antese (abertura diurna). Odor fraco, bem suave.- Podem ainda serem flores agrupadas em inflorescência do tipo capítulo (girassol, crisântemos, margaridas); orquídeas.

FALENOFILIA - MARIPOSAS ap. bucal sugador - Flores com néctar escondido.Não se apóiam na flor, usam a espirotromba.Está associada a flores de cores claras, esmaecidas e pendentes para baixo, de aroma adocicado exalado ao anoitecer.Antese noturna ou crespuscular.Ex: dama-da-noite, orquídeas.

MIIOFILIA - MOSCAS ap.bucal sugador - - Flores polinizadas por moscas são pouco atrativas, apresenta cores claras, marrom ou púrpura; mas possuem um odor forte, doce, fétido, característico. Possuem néctar de fácil acesso.- Antese: diurna (ex: flor de soja, sempre-viva).

MELITOFILIA - ABELHAS ap. bucallambedor - - Principais agentes polinizadores de flores. Procuram néctar e pólen.- Antese: diurna- Quase sempre são atraídas por flores chamativas, amarelas, azuis, lilás e com cheiro adocicado. Corolas abertas e tubulares. (não percebem flores completamente vermelhas)- refletem luz ultravioleta.- Utilizam o estigma da flor feminina como “pista de pouso” e ao apoiar-se nas pernas traseiras atingem o néctar localizado na base da flor, próximo ao disco estaminal. Levam aderidos ao seu corpo o pólen da flor para a outra, realizando a polinização.Flores atrativas: flor de laranjeira, flor de Maracujá, flor do algodão.

ORNITOFILIA - AVES(bico forte, grande e largo) - Os beija-flores são as aves mais especializadas na polinização. Não entram em contato com o tubo floral.- Antese diurna- Atração: angiospermas vistosas com cores vibrantes, principalmente vermelhas e alaranjadas- Abundância de néctar, ausência de odor, corolas tubulares e nectário distante do estigma e das anteras.- Órgãos de reprodução evidentes.Ex: hibiscos, bromélias, brincos-de-princesa, helicônias.

QUIROPTEROFILIA - MORCEGOS(língua comprida) - - Se alimentam de néctar abundante, alcançando o fundo dos tubos florais.- Preferem flores claras; brancas ou amarelo-claro, que facilitam a visualização.- de odor forte característico; muito perfumadas e que duram uma noite.- Flores grandes, abertas, solitárias e que ficam expostas na folhagem; com muitos estames.- Antese noturna.- ex: flor-de-cacto; flor do baobá; paineiras.

Sapromiiofilia - Moscas saprófitas se alimentam e/ou ovipõem em matéria orgânica em decomposição, visitando as flores por engano. Flores de cor púrpura, opaca e com manchas claras. Odor desagradável. Sem recurso e sem guia de néctar. Armadilhas.  Janelas claras ou transparentes: facilitam a saída das moscas.

Polinização feita por fatores abióticos

ANEMOFILIA - VENTOS - - Flores reduzidas que produzem muito pólen.- Sem aroma e sem néctar e cores muito claras; predominando tons verdes e cremes.- Corolas pequenas ou ausentes (flores nuas). Sépalas e pétalas pouco desenvolvidas;- Possuem órgãos de reprodução evidentes.- Predomina na vegetação de clima seco. Típico de coníferas, gramíneas(ex: dente-de-leão, milho).

HIDROFILIA - ÁGUA - - O pólen é transportado sob a água ou flutua- Flores desprovidas de cores, aromas e néctar.- Predomina em algumas espécies de plantas aquáticas de vida submersa.- As flores femininas são sustentadas por pedúnculos que se alongam e se expandem na superfície da água.- As flores masculinas, de pedúnculos curtos, desprende-se das partes inferiores, submersas das plantas, vem a tona, se abrem e flutuando ficam em contato com os estigmas.  Observa-se nas angiospermas aquáticas. (ex:vitória-régia, eloedas).

Autocoria,Barocoria,Zoocoria,Mirmecocoria,Ictiocoria,Saurocoria,Ornitocoria,Mamalocoria.

 

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais