A maior rede de estudos do Brasil

O que significa inimputável?


7 resposta(s)

User badge image

Douglas Di Morais

Há mais de um mês

é qdo a pessoa não pode responder os processos em seu nome, ou seja , não tem responsabilidade civil

é qdo a pessoa não pode responder os processos em seu nome, ou seja , não tem responsabilidade civil

User badge image

Estudante PD

Há mais de um mês

O inimputável está conceituado no artigo 26, caput, do Código Penal que dispõe:

    Inimputáveis

        Art. 26 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento

A inimputabilidade faz com que o agente sejá absolvido, em virtude da falta de culpabilidade de sua conduta, porém, essa absolvição é imprópria, desse modo, é aplicada uma medida de segurança nesse inimputável. 

User badge image

Tainah Montela

Há mais de um mês

Para se configurar o crime é necessário que tenha um fato típico (conduta, resultado, nexo causal e tipicidade), ilícito (onde é analisado se está presente ou não as excludentes de ilititude - estado de necessidade, legitima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular do direito) e culpável.

A culpabilidade possui elementos: imputabilidade, potencial consciência da ilicitude do fato e exigibilidade de conduta diversa. Desse modo, a inimputabilidade é uma forma de exclusão da culpabilidade (retirando o elemento imputabilidade), está presente no artigo 26 e seguintes do Código Penal. 

O agente poderá ser classificado como inimputável, quando será isento de pena (art. 26, caput,  e 27, ambos do CP) ou semi imputável, terá sua pena reduzida (art. 26, parágrafo único, CP).

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes