Buscar

ECA ATIVIDADES SISTEMATIZADAS 1 A 6

Analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:

Nosso país é signatário de diversos tratados e convenções internacionais que versam sobre direitos específicos das crianças e dos adolescentes; contudo o que se observa é que essas normas internacionais não influenciam a elaboração da legislação brasileira sobre esse assunto.

Analise a seguinte afirmativa:

"Trata-se de um complexo de deveres e de direitos que ligam pais e filhos, sendo que dele decorre o dever de assistir, de criar e de educar os filhos menores."

Essa afirmativa se refere:

ao poder familiar, que é exercido em igualdade de condições pelos pais e mães, sendo que, em caso de discordância, a questão deve ser resolvida pela autoridade judiciária.

O trabalho é vedado para crianças, mas, atendidos a certos requisitos e condições, pode ser realizado por adolescentes. Considerando essa informação, é incorreto se afirmar que:

Os adolescentes que podem trabalhar não podem exercer essa atividade nos horários noturnos, aqui considerados aqueles compreendidos entre as vinte horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte.

Analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta.

O exercício do poder familiar pode sofrer alterações, dependendo do estado civil dos pais.

Analise a seguinte afirmativa:
"Limitar o conceito de 'família' somente à tradicional concepção, ou seja, aquela formada por um pai, uma mãe e os filhos, é não enxergar a realidade. Dessa forma, em nossa Constituição Federal encontramos uma importante definição, que trata da comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes."
Esse conceito apresentado em nossa Constituição Federal se refere à:

Entidade familiar.

Sobre o acolhimento é incorreto se afirmar que:

A situação da criança ou do adolescente em acolhimento deve ser anualmente revista pelo Juiz da Infância e da Juventude.

Sobre o reconhecimento de filhos, é incorreto afirmar que:

Filhos havidos fora do casamento somente podem ser reconhecidos pelos pais, de forma conjunta, no próprio termo de nascimento.

Quando os pais não cumprem com os deveres inerentes ao poder familiar ou, de qualquer forma, colocam os filhos menores em condições que afetem seus direitos básicos, estarão sujeitos a uma série de medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Se em um caso concreto for verificado que o descumprimento desses deveres decorre, exclusivamente, da situação de miserabilidade, o juiz:

Não poderá suspender ou decretar a perda do poder familiar, devendo a família ser inserida em programa assistencial pelo Poder Público.

Para que alguém seja membro do Conselho Tutelar, deve atender a diversos elementos previstos em lei, sendo que, dentre eles, não está o seguinte:

Deve ser maior de dezoito anos.

Sobre o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, é INCORRETO AFIRMAR que:

O processo de escolha se dá no primeiro domingo do mês de outubro do último ano de mandato do Presidente da República.

A regulação sobre os dias e horários de funcionamento dos Conselhos Tutelares, bem como o valor da remuneração de seus membros, é realizada:

Pela Lei Municipal ou Distrital.

Os membros do Conselho Tutelar são escolhidos pela população local, sendo que os seus mandatos são de:

Quatro anos, sendo permitida uma única recondução mediante novo processo de escolha.

Ao tratar dos espetáculos e das exibições públicas estabeleceu o Estatuto da Criança e do Adolescente que determinadas crianças somente podem ter acesso e permanecer nos locais onde ocorrem esses eventos se estiverem acompanhadas dos pais ou dos responsáveis.

Nos termos dessa norma, essa limitação deve ser aplicada para:

Crianças menores de dez anos.

Analise as afirmativas abaixo, as quais tratam das medidas de proteção, e assinale a alternativa correta.

I - As medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente não podem ser aplicadas de forma conjunta, devendo o juiz verificar aquela que seja mais adequada em razão da situação concreta.
II - Uma medida de proteção aplicada com fundamento no Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser substituída por outra medida dessa mesma natureza a qualquer tempo.
III - As medidas de proteção podem ser aplicadas quando os direitos de criança ou de adolescente estejam sendo ameaçados ou violados em razão de sua própria conduta.

Somente as afirmativas II e III estão corretas.

O Estatuto da Criança e do Adolescente veda a venda de uma série de produtos para crianças e adolescentes, sendo que não se enquadra nessa proibição a venda de:

todos os tipos de fogos de artifício, mesmo aqueles de reduzido potencial e que sejam incapazes de provocar qualquer dano.

Dentre as hipóteses que autorizam a aplicação da medida socioeducativa de internação encontramos a seguinte:

Prática de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência à pessoa.

Analise as afirmativas abaixo, que tratam da aplicação de medidas protetivas, e assinale a alternativa correta.

I - Quando uma criança pratica um ato infracional poderá receber uma medida protetiva.
II - Medidas protetivas podem ser aplicadas a crianças e adolescentes que estejam em situação de risco.
III - Quando um adolescente pratica um ato infracional não poderá receber uma medida protetiva

Somente as afirmativas I e II estão corretas

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece uma série de medidas que podem ser aplicadas aos pais que, em razão de suas ações ou omissões, estiverem colocando em risco ou lesando os direitos de seus filhos crianças ou adolescentes. Dentre essas medidas não está a seguinte:

Inclusão em programa comunitário de complementação de renda.

Analise a seguinte afirmativa:
"Em certas situações o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece a possibilidade de um adolescente receber uma forma de 'perdão' após ter sido caracterizado que ele praticou um ato infracional, sendo que, isso poderá ocorrer antes de iniciado o processo que irá apurar a sua conduta. Trata-se, na verdade, de uma causa de exclusão do processo."

Essa afirmativa se refere:

à remissão aplicada pelo Ministério Público.

Analise as afirmativas a seguir e assinale a INCORRETA:

Todos os crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente são de ação Penal Pública Incondicionada. Dessa forma, a apuração deles sempre depende da concordância dos pais ou responsáveis, exceto se eles forem suspeitos da prática dessas infrações.

Analise as alternativas a seguir, as quais tratam dos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e suas apurações, e assinale a INCORRETA:

Podemos afirmar que no Estatuto não há qualquer procedimento diferenciado para a coleta de provas em crimes praticados contra crianças e adolescentes, razão pela qual devem ser utilizados aqueles previstos na Legislação Processual Penal.

Analise a seguinte afirmativa: "Trata-se de um procedimento de entrevista da criança ou adolescente sobre situações de violência que tenha presenciado ou de que tenha sido vítima, sendo realizada perante órgão da rede de proteção."

Escuta especializada.

Analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:

Os crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente são direcionados a condutas praticadas por adolescentes e que possuem graves reflexos penais.

💡 2 Respostas

User badge image

Vivi Monteiro

AS IAnalise as alternativas e assinale a alternativa incorreta: c. A primeira infância abrange os cinco primeiros anos de vida da criança.////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////O trabalho é vedado para crianças, mas, atendidos a certos requisitos e condições, pode ser realizado por adolescentes. Considerando essa informação, é incorreto se afirmar que: d. erradoQuando o Estatuto da Criança e do Adolescente foi editado, havia um regramento sobre o trabalho de adolescentes; contudo, houve uma alteração posterior do texto constitucional que modificou a forma como esse assunto é tratado em nosso Direito.//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////Analise a seguinte afirmativa:"Trata-se de um complexo de deveres e de direitos que ligam pais e filhos, sendo que dele decorre o dever de assistir, de criar e de educar os filhos menores."Essa afirmativa se refere: b. ao poder familiar, que é exercido em igualdade de condições pelos pais e mães, sendo que, em caso de discordância, a questão deve ser resolvida pela autoridade judiciária.//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////Analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:a. Nosso país é signatário de diversos tratados e convenções internacionais que versam sobre direitos específicos das crianças e dos adolescentes; contudo o que se observa é que essas normas internacionais não influenciam a elaboração da legislação brasileira sobre esse assunto./////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////AS II Sobre a suspensão e a perda do poder familiar, é correto afirmar que:d. Essas medidas somente podem ser decretadas por juiz em processo em que se garanta aos pais o exercício do contraditório.//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////Analise a seguinte afirmativa:"Limitar o conceito de 'família' somente à tradicional concepção, ou seja, aquela formada por um pai, uma mãe e os filhos, é não enxergar a realidade. Dessa forma, em nossa Constituição Federal encontramos uma importante definição, que trata da comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes."Esse conceito apresentado em nossa Constituição Federal se refere à:c. Entidade familiar///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////A lei presume, em diversas situações, que um filho foi concebido na constância do casamento, contudo, esse efeito não estará caracterizado se:e. erradoSua concepção se deu por inseminação artificial heteróloga, mesmo sem consentimento expresso do marido.////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////AS IIIPara que alguém seja membro do Conselho Tutelar, deve atender a diversos elementos previstos em lei, sendo que, dentre eles, não está o seguinte:a. Deve ser maior de dezoito anos.////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////Há algumas situações ligadas ao parentesco que impedem a participação de certas pessoas em um Conselho Tutelar, sendo que, entre esses impedimentos, não encontramos o seguinte: b. Primos não podem servir no mesmo Conselho.////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////Os membros do Conselho Tutelar são escolhidos pela população local, sendo que os seus mandatos são de: c.errado Dois anos, sendo permitida sua recondução sem qualquer limitação, desde que haja a sua escolha por novo processo de consulta popular.///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////Cada município e cada região administrativa do Distrito Federal devem ter, ao menos, um Conselho Tutelar, sendo que cada um desses órgãos deve ser composto:r 5 membros
1
Dislike0
User badge image

Yngrid Martins

exame nacional de aprendizagem

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais