Logo Passei Direto
Buscar

Direito Criminal

Colégio Equipe

o que é crime olvido?

User badge image
Filipe Daros

há 6 anos

User badge image
Filipe Daros

há 6 anos

Respostas

User badge image

Danielle Campos

há 6 anos

Em síntese, os crimes de "olvido" são os crimes omissivos impróprios culposos.

Os crimes omissivos são divididos em próprios e impróprios (impuros ou comissivos por omissão).

No crime omissivo próprio há somente a omissão de um dever de agir, dispensando-se, em regra, a investigação sobre a relação de causalidade naturalística, imposto normativamente (são delitos de mera conduta) de forma geral (a todos). Cita-se como exemplo a previsão do art. 135CP: omissão de socorro (GRECO, 2016).

No crime omissivo impróprio, por sua vez, o dever de agir é para evitar um resultado concreto, exigindo-se nexo causal (não impedimento) entre a conduta omitida e o resultado. Na verdade, trata-se de um vínculo jurídico, ou seja, o agente não causou o resultado, mas como não o impediu responderá como se agido tivesse. Para tanto, as pessoas devem seencontrar em alguma das situações descritas no art. 13§ 2º, do CP. Além disso, a adequação típica é feita por dupla via, ou seja, pela combinação de uma figura típica incriminadora e de uma norma de extensão prevista na Parte Geral do Código Penal. (GRECO, 2016).

Quando a omissão do garantidor ocorrer por culpa, restará configurado o crime de “olvido” ou de esquecimento. O agente negligencia a atenção que deveria dar à situação em que era o garantidor. Exemplos: (1) Enfermeiro que deveria assistir paciente, mas e em razão da fadiga, pega no sono, deixando o assistido sem a devida medicação, razão pela qual este vem a óbito. (2) Salva-vidas que em virtude de uma conversa com amigos esquece de prestar atenção nos banhistas, ocasião em que um deles morre afogado.

Importante registrar que os crimes omissivos próprios não admitem tentativa, pois, prescindindo de um resultado naturalístico, sua consumação se dá no exato instante em que o agente deixa de praticar a conduta a que estava obrigado, já que são crimes de mera conduta. (CAPEZ, 2004).

Por outro lado, a doutrina se diverge quanto à possibilidade de crime omissivo impróprio tentado, sobretudo, pelo fato do legislador ter adotado, para a tentativa, um critério que só se refere à ação, não à omissão.

Nessa medida, não admitem tentativa:

  • Crimes culposos – salvo a imprópria (descriminantes putativas);
  • Contravenções Penais - DL 3.688/41, art.  (por expressa remissão legal);
  • Crimes habituais – praticas reiteradas;
  • Omissivos próprios;
  • Unissubsistentes - não é possível o fracionar o Iter Criminis. São denominados crimes de "apenas um ato". Identificam-se com os crimes de mera conduta.
  • Preterdolosos - Dolo no antecedente, culpa no consequente. Nenhum crime qualificado pelo resultado culposo admite tentativa.
  • Crimes de Empreendimento ou de Atentado - aqueles em que o tipo equipara a tentativa à consumação. Ex.: Art. 352CP (Evasão mediante violência contra a pessoa).

A doutrina menciona um exemplo de crime omissivo impróprio em que comportaria, em tese, a tentativa: A mãe que deixa de amamentar o filho, mas outra pessoa intervém, impedindo o resultado morte. Perceba que nesse exemplo existe o dolo. Consequentemente, se o resultado for culposo (crimes de olvido), não será admitida a tentativa.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

há 6 anos

Crime olvido é o crime omissivo impróprio culposo. Exemplo: O salva-vidas A estava em uma quando de uma piscina muito profunda. Esse salva-vidas se descuida após olhar uma bela mulher que estava perto da piscina no momento que uma criança havia caído dentro da piscina. A criança se afogou e morreu. Nesse caso como o salva-vidas estava na posição de garantidor e tinha o dever de impedir o resultado e por negligência não fez responderá por homicídio culposo em virtude de sua omissão imprópria culposa ou crime olvido.  

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina