Buscar

"O aparelho jurídico do Estado, na sociedade capitalista, tem como objetivos:

 

"O aparelho jurídico do Estado, na sociedade capitalista, tem como objetivos: organizar e justificar a dominação da burguesia sobre o proletariado; favorecer os negócios da classe dominante. Dessa forma, não existe Estado representativo do conjunto da sociedade. Seu papel é o representante dos interesses da burguesia." O texto acima expressa o pensamento de qual autor?
 
    Franz Boas
    Augusto Comte
    Karl Marx
    Max Weber
    Emile Durkheim

 

💡 11 Respostas

User badge image

Paulinha Ayelo

RESPOSTA CORRETA :  

Karl Marx
6
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos expor brevemente o pensamento de cada autor que configura as opções oferecidas e indicar qual deles é quem entende o mundo segundo os moldes do trecho exposto na questão que indica um pensamento contra o capitalismo e contra a burguesia A primeira opção é Franz Boas, que foi um antropólogo que procurou fundamentar cientificamente a antropólogia, não sendo um percussor do pensamento político e econonômico, portanto, esta alternativa está errada. Augusto Comte também não é a opção correta já que ele possuía um pensamento positivista e, apesar de procurar revolucionar a sociedade, transformando-a, ele não possuía um pensamento tão incisivo como o que é apresentado na questão. A terceira opção está correta. Karl Marx foi um filósofo que pregou que os aparelhos do estado eram voltados para a manutenção e beneficiamento da burguesia, tendo como consequência a exploração do proletariado. A quarta opção, Max Weber, está errada. Weber foi um dos fundadores da sociologia e tinha como principal objetivo explanar os mecanismos sociais. A quinta opção, Émile Durkhiem, também está errada. Durkheim tinha como preocupação social a manutenção da sociedade francesa pós Revolução. Portanto, o pensamento exposto no trecho corresponde ao pensamento de Karl Marx, fazendo com que a terceira alternativa esteja correta.
2
Dislike0
User badge image

Lauren Dantas

AUGUSTO COMTE

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais