Buscar

O FEDERALISTA

Sobre o Federalismo Americano, gostaria da relação dos três autores sobre a Natureza Humana. Quais os pontos de vista deles e que se pode relacionar com os dias de hoje?

💡 3 Respostas

User badge image

Karolayne Fuster

Federalismo ou federação é um tipo de sistema político no qual vários grupos, estados e províncias se unem para formar uma organização mais ampla, conservando a autonomia de cada um dos grupos.

Este sistema político é uma forma de organização do estado que apresenta uma divisão territorial formada pelas organizações políticas, como estados e províncias.

Estas organizações são chamadas de unidades federativas, que se unem para formar uma espécie de sistema central, representado por uma constituição, que vai reger a organização territorial. Entretanto, cada uma das unidades vai possuir sua autonomia para definir assuntos de diversas naturezas como, por exemplo, criação de leis, definição de políticas públicas, criação e arrecadação de impostos, etc.

modelo territorial federalista tem como finalidade principal manter o equilíbrio de poder entre os diversos territórios, de maneira que cada um possua sua própria legislação e que esta possa estar adequada com as necessidades dos habitantes, com o adendo de que somente o sistema central é que possui soberania entre todas as legislações aplicadas.

E por se tratar também de um sistema onde parte de um “acordo” entre as organizações políticas, existe a implicação de uma cooperação entre os envolvidos, o governo central e os governos subnacionais locais.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

---

Estudar o Federalismo Americano é o mesmo que estudar, em aspectos gerais, a Constituição norte-americana e a organização política de seu Estado. Mas, neste caso, levaremos em condição as questões acerca da natureza humana para entender em que medida ocorreu a instituição da constituição e as definições acerca da separação dos poderes no caso norte-americano.


## “O Federalista” é um conjunto de textos que narra uma batalha intelectual que acabou por ser favorável aqueles interessados na construção da Constituição norte-americana. Em tais textos as ideias da racionalidade dos agentes (a natureza psicológica) levam à conclusão de que realmente seria necessário haver uma separação dos poderes do Estado norte-americano. Outro ponto do texto que se destaca é aquele que indica que o governo, a constituição existe para reparar os problemas deixados pela natureza humana, que conta com três aspectos: o biológico, o psicológico e o social. Se o homem fosse um ser com características menos individuais, mais éticos, entre outros adjetivos, não haveria a necessidade de se existir um governo e uma Constituição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais