Buscar

o que é o principio da boa fé objetiva?

💡 2 Respostas

User badge image

Thiago Barros

Princípio da boa-fé objetiva é consagrado pelo STJ em todas as áreas do direito. Um dos princípios fundamentais do direito privado é o da boa-fé objetiva, cuja função é estabelecer um padrão ético de conduta para as partes nas relações obrigacionais.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

É preciso esclarecer, antes de qualquer coisa, que se trata de cláusula aberta, ou seja, o conceito comporta diversas situações que devem ser analisadas conforme o caso concreto, não sendo possível uma definição fechada, taxativa e irretocável.

Entretanto, traremos elementos que irão contribuir para a compreensão desse conceito. O princípio da boa-fé objetiva é aquele que impõe a todos os dever de lealdade, cooperação, colaboração, confiança, presteza, zelo, informação, dentre outros. Basicamente, determina que os indivíduos, no âmbito da relação privada, ao menos, se portem da forma que se espera que ajam, atendendo sempre aos preceitos supracitados.

É que, assim, será possível a manutenção de uma relação que atende à intenção do Direito como um todo, que é a pacificação social, a segurança jurídica, a solidariedade, dentre outros princípios.

No âmbito da Lei Civil, o princípio da boa-fé é trazido como um paradigma, permeando todo o ordenamento e devendo ser observado pelos indivíduos. Observemos, no entanto, previsões expressas (arts. 113 e 422, do CC):

"Art. 113. Os negócios jurídicos devem ser interpretados conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração."

"Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé."

Ademais, o princípio da boa-fé objetiva possui três funções essenciais:

  1. Função interpretativa: possibilita a análise de atos, fatos e negócios jurídicos a partir de padrões éticos e morais estabelecidos na sociedade. É como se fosse o padrão do homem médio.
  2. Função integrativa: é que a boa-fé estará implícita e integrada a qualquer ato ou negócio jurídico, impondo deveres anexos de informação, lealdade, cooperação, dentre outros.
  3. Função de controle: busca a correção de injustiças e desequilíbrios desarrazoados nos contratos, bem como da validade apenas daqueles atos que atendam à boa-fé objetiva.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais