Buscar

Qual foi o desfecho da conjuração Baiana??

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Visando responder a essa questão empregaremos nossos conhecimentos acerca da disciplina de História.
Desde que surgiu o conceito de "Propriedade", o ser humano trava batalhas e guerras sanguinárias na busca por expansão do seu território, culminando na formação de grandes impérios, como a Grécia, Macedônia, Babilônia, e o famoso Império Romano, no qual, formou a Igreja Católica Apostólica Romana. Durante muito anos a Igreja comandava o mundo. Até que foram formando os impérios bárbaros, Portugal, Espanha, que se subjugavam somente até certo modo. Com o início das Grandes Navegações por Portugal, temos o "descobrimento" do Brasil e a implantação das Capitanias Hereditárias. Entretanto, em meados do século XVIII, o abuso da Coroa Portuguesa sobre a colônia gerou sentimentos de insatisfação popular, culminando em diversas revoltas.
Portanto, a conjuração Baiana foi impulsionada por insatisfação popular, e seus principais líderes foram Cipriano Barata, Luiz Gonzaga. Seus ideais foram baseados no Iluminismo, iniciado na França. A resultante da conjuração Baiana foi a morte por pena capital (enforcamento em praça pública) dos seus autores.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais