Buscar

Qual o clímax do conto A Igreja do Diabo de Machado de Assis? Já li e reli o conto, porém, não consigo ver onde está o clímax. Alguém poderia me

Qual o clímax do conto A Igreja do Diabo de Machado de Assis? Já li e reli o conto, porém, não consigo ver onde está o clímax. Alguém poderia me ajudar?

💡 26 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Língua Portuguesa, mais especificamente, sobre o conto A Igreja do Diabo.

A Igreja do Diabo, publicado em 1884, é do autor Machado de Assis. O texto retrata o Diabo que fundou sua própria igreja, com suas próprias normas e regras. Eram regras muito interessantes para as pessoas: infringir todas as leis, inclusive, as leis divinas. O Diabo queria conquistar a superioridade entre todas as religiões do mundo, dizendo aos membros que daria muito lucro. É um conto que nos traz a relação entre Deus/religião e homem/razão.

Na igreja do Diabo só teria lugar para os pecadores, e era liberado a prática dos pecados. O tema central do conto é as contradições da humanidade.

Respondendo à pergunta, o clímax do conto é que, tudo era permitido na igreja do Diabo, menos praticar a bondade. Foi aí que o homem voltou novamente ao caminho do divino, e o Diabo não esperava por isso.

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais