Buscar

Historia da biossegurança com as citações abaixo e métodos de esterilização e auto clave ? estetica

💡 1 Resposta

User badge image

Renan Oliveira

HISTÓRIA

No Brasil, por iniciativa do então Senador Dr. Marco Antônio Maciel, um projeto de Lei de Biossegurança foi submetido à aprovação do Congresso Nacional em 1989. O conhecimento e o interesse por essa área, no entanto, só foram fortalecidos com a Convenção sobre a Diversidade Biológica, aprovada em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, popularmente conhecida como Eco 92 ou Rio 92. 

Um maior interesse por normas definidas para o manuseio e uso de Organismos Geneticamente Modificados (OGM), mais conhecidos como organismos transgênicos, partiu de instituições de pesquisa que desenvolviam atividades de engenharia genética. Em Maio de 1994, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), com apoio da UNIDO/ICGEB organizou o primeiro workshop internacional sobre organismos transgênicos no Brasil.

Participantes de instituições de pesquisa e empresas privadas do Brasil e de outros países da América Latina receberam instruções sobre aspectos de biossegurança de organismos transgênicos e debateram o desenvolvimento de regulamentação deste setor na região. 

Foi formado um grupo de trabalho que incluía a Embrapa, a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e a Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia (ABRABI) para acompanhar as discussões do Projeto de Lei de Biossegurança no Congresso Nacional, com o apoio do relator do mesmo na Câmara dos Deputados, o Deputado Dr. Sérgio Arouca.

O resultado deste trabalho, que também contou com o apoio de empresas privadas, culminou com a aprovação da Lei de Biossegurança em Dezembro de 1994, a qual veio a ser a primeira Lei sancionada pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, Lei No. 8.794 de 06 de Janeiro de 1995. O decreto regulamentador da Lei, Decreto No. 1.974, elaborado por uma comissão interministerial presidida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, foi publicado em Dezembro de 1995. 

A Lei de Biossegurança regula todos os aspectos da manipulação e uso de OGM no Brasil, incluindo pesquisa em contenção, experimentação em campo, transporte, importação, produção, armazenamento e comercialização. Seu escopo limita-se ao uso da engenharia genética, ou uso da técnica do DNA/RNA recombinante, para a troca de material genético entre organismos vivos. Outras técnicas biotecnológicas, como fusão celular e cultura de tecidos, não são incluídas.

ESTERILIZAÇÃO

Métodos de Esterilização Físicos

  • Calor seco (estufa)
  • Calor úmido (Vapor sob pressão – autoclaves)
  • Radiação (Gama – Cobalto 60, Cobalto Ultravioleta)

Métodos de Esterilização Químicos

  • Óxido de Etileno (ETO)
  • Peróxido de Hidrogênio
  • Ácido Peracético
  • Formaldeído
  • Glutaraldeído

Esterilização por Autoclave – Calor

A esterilização por calor úmido requer temperaturas superiores a de água fervente que são atingidas por meio de vapor sob pressão em autoclave. Esse equipamento é uma câmara de pressão de isolamento em que o vapor é usado para elevar a temperatura. Autoclaves geralmente operam a uma temperatura de 121° C e a sua eficácia depende do tempo, da temperatura, da pressão e do vapor em contato direto com o material.

O processo consiste em manter o material contaminado em contato com o vapor de água em temperatura elevada por um período de tempo suficiente para matar todos os microrganismos. Nessas condições ocorre a desnaturação das enzimas e proteínas estruturais, levando à morte das células microbianas.

A autoclavagem é um métodos de esterilização muito eficiente, porém não pode ser utilizada para materiais sensíveis ao calor ou umidade, uma vez que pode danificá-los.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais