Buscar

Me ajudem nessa questão.

As células musculares são células especializadas em contração. A contração muscular se caracteriza pela movimentação de actina, troponina e miosina, proteínas típicas do citoplasma celular. Nas células musculares, essas proteínas se organizam na forma de sarcômeros. Sabe-se que o exercício físico estimula a síntese de novas proteínas musculares. 
Tendo como base as características descritas acima, foram formuladas as seguintes hipóteses a respeito dos constituintes citoplasmáticos e nucleares das células musculares:   
(I) As células musculares são ricas em retículo endoplasmático rugoso. 
(II) As células musculares são pobres em ribossomos livres ou associados às organelas. 
(III) As células musculares possuem nucléolo evidente. 
(IV) O citoplasma das células musculares não possui citoesqueleto. 
É(São) considerada(s) hipótese(s) correta(s):

💡 3 Respostas

User badge image

Jucyelle Castro

ACHO QYEV 1 E 4

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Existem diversos tipos de células que são especializadas em funções específicas de acordo com a sua constituição interna. Como exemplo, podemos citar as células epiteliais, sanguíneas e musculares.

As células musculares são, na maioria do tempo, as mais ativas já que são responsáveis pela contração muscular. Para tanto, precisam de íons de cálcio em abundância para promover a contração muscular por meio do deslizamento entre a actina e a miosina, que fazem parte do citoesqueleto das células musculares. Esses íons são armazenados no retículo sarcoplasmático que se localiza no retículo endoplasmático liso. Logo, as hipóteses (I) e (IV) são falsas.

Nessas células há abundância de ribossomos, pois essas organelas são fundamentais no processo de síntese proteica de miosina e actina. Logo, a hipótese (II) também é falsa.

Devido as células musculares apresentarem uma atividade proteica muito intensa, é importante que o nucléolo esteja evidente para facilitar a produção de RNA mensageiro necessário na síntese de actina e miosina. Logo, a hipótese (III) é correta.

Portanto, apenas a hipótese (III) é correta.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais