Buscar

PERGUNTA 1

PERGUNTA 1

  1.  

Nos ensinam Vasconcellos e Garcia que “os bancos comerciais, além de possuírem os chamados encaixes técnicos (o caixa dos bancos comerciais), são obrigados a depositar no Banco Central um percentual determinado por este sobre os depósitos à vista. Basta o Banco Central aumentar ou diminuir o percentual do depósito compulsório para influir no volume ofertado de empréstimos bancários de depósitos ou moeda escritural). 
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 204-205
 
Observe o gráfico abaixo:
 
 
Fonte: Banco Central do Brasil
 
O gráfico mostra a evolução dos recolhimentos compulsórios entre os períodos de março de 2008 a março de 2016. Considerando a sua análise, é contundente observar que:
I.    A partir de março de 2010 até setembro de 2011 o governo federal praticou uma política monetária expansionista considerando o aumento do fator compulsório, mas que começou a decrescer após esse período em função de medidas de combate a inflação.
II.   O período em destaque se refere a reação do governo a crise dos mercados Subprime dos EUA, no caso, caracterizando uma política monetária expansionista
III. É verificável que entre setembro de 2011 e março de 2012 o governo praticou uma política monetária restritiva, a mais rígida considerando os três anos posteriores.
É correto o que se afirma em

  1.  

 

 

II e III, apenas.

 

 

I, apenas.

 

 

I, II e III.

 

 

I e II, apenas.

 

 

III, apenas.

💡 10 Respostas

User badge image

Suelen Valente

3 apenas

 

1
Dislike0
User badge image

Rafael George

Resposta Correta:  

II e III, apenas.

Feedback da resposta:

Resposta errada. É preciso compreender o conceito de política monetária expansionista e restritiva e fazer a leitura correta do gráfico. O período em destaque efetivamente compreende a ação do Governo Federal em políticas que buscassem incrementar a oferta de crédito; também é observável que entre setembro de 2011 a março de 2012 os volumes recolhidos são os mais altos considerando o histórico dos últimos 3 anos.

1
Dislike0
User badge image

Shirley Andrade

 

     

Resposta Selecionada:

 

II e III, apenas.

Resposta Correta:

 

II e III, apenas.

 

Feedback da resposta:

Resposta certa. Isso mesmo, entre março de 2010 até setembro de 2011 o governo adotou uma política monetária restritiva no que tange aos recolhimentos compulsórios. É observável que é uma das ferramentas mais efetivas na oferta de crédito na economia.

     
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais