Buscar

O que foi o evolucionismo cultural e como o pensamento evolucionista levou a pensar a noção de raça?

2- Qual a contribuição da antropologia, a partir dos textos
indicados, para o debate sobre raça e diversidade (tão
presente nas questões históricas da América
Colonial)? 

 

estudo de caso Antropologia e História da América Colonial

💡 1 Resposta

User badge image

Gorete Almeida

Evolucionismo é uma teoria elaborada e desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, as mudanças geralmente ocorrem para que exista uma adaptação das espécies no meio do ambiente em que vivem. Desde então eles passaram por varios processos de adaptação que se classificam em três fases. 
A selvageria que iniciou-se com o surgimento da raça humana, adquirindo uma dieta à base de peixes e também desenvolvendo o conhecimento e uso do fogo, chegando, por fim, à invenção do arco e flecha. 
A barbárie é a fase imediatamente posterior, tendo como característica distintiva a invenção da arte da cerâmica. É também caracterizada pela domesticação de animais, bem como do cultivo de plantas através de um sistema de irrigação. O uso de tijolos de adobe e pedras na construção de moradias também fez parte deste período. a invenção do processo de fundição do minério de ferro e o uso de ferramentas deste metal. A civilização foi o período ao qual pertencemos, tem início com a invenção do alfabeto fonético e o uso da escrita e estende-se, como dito, até a atualidade. isso criou o que conhecemos na história como Etnocentrismo, uma etnia no centro, julgando as outras a partir de suas próprias condições desde seus primórdios. A Antropologia elegeu a cultura humana e seus múltiplos desdobramentos como seu objeto de estudo principal, A noção de cultura faz parte das manifestações de comportamento aprendidas pelos indivíduos de uma sociedade após o nascimento. Estes aspectos eram considerados então como de ordem “ambiental” no debate das relações entre Raça e Cultura. Para uma revisão dos diversos conceitos de cultura e de antropologia, até à metade do século XX, ficou vista como “ciência das sociedades primitivas”. Mas com a persistência destas sociedades em resistirem até a atualidade de forma bastante diferente da tradição européia, colocou um problema crucial para esta visão evolucionista e etnocêntrica da diversidade humana. a diferença fundamental entre os grupos humanos é de ordem cultural e não racial. As primeiras evoluções das sociedades humanas, O relativo isolamento geográfico destas sociedades e povos contribuiu para esta visão. A Antropologia Social, partindo de questões evolucionistas foi importante para os estudiosos do século XIX.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais