Buscar

Investimentos pesados em infraestrutura constituem uma política fiscal expansionista. cero ou errado?

Conforme VASCONCELLOS E GARCIA, “algumas publicações da área de finanças públicas destacam uma quarta função do setor público: a função de crescimento econômico, que diz respeito às políticas que permitem aumentos na formação de capital. Ou seja, a atuação do Estado, tanto no tocante aos investimentos públicos (fornecimento de bens públicos, infraestrutura básica) como aos incentivos e financiamentos para estimular os investimentos do setor privado, está voltada para o crescimento econômico de longo prazo. Em certo sentido, a função de crescimento não seria diferente da função alocativa do setor público.”
Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 277.
 
Observe as assertivas:
 
I. É visível no texto as ações de políticas monetária, envolvendo incentivos e financiamentos para o estímulo de investimentos do setor privado.
II. O fornecimento de bens públicos, como investimentos em saneamento básico, asfaltamento e iluminação de ruas, são ações considerada alocativas.
III. Investimentos pesados em infraestrutura constituem uma política fiscal expansionista.
 
É correto o que se afirma em

 

 

I, II e III.

 

 

II e III, apenas.

 

 

III, apenas.

 

 

I, apenas.

 

 

I e II, apenas.

💡 4 Respostas

User badge image

Juliane Duarte

Não sei a resposta desta pergunta

0
Dislike2
User badge image

Juliane Duarte

desconheço a resposta

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O texto acima faz clara menção à importância do investimento pública em infraestrutura via política fiscal expansionista para o crescimento tanto de curto como de longo prazo da economia. Nesse sentido, a atuação do Estado nos setores de transportes, saneamento básico e energia seria fundamental não só para induzir o investimento privado, mas também para melhor o bem-estar social. E para tanto, mostra-se essencial políticas fiscais de gasto público, ou seja, expansionistas, visto que o gasto do governo gera externalidades em áreas que muitas vezes o setor privado não tem como atuar devido aos altos investimentos e riscos associados. Ademais, o fornecimento de bens públicos, em que pese saneamento básico, asfaltamento e iluminação são consideradas ações alocativas do Estado que dizem respeito a alocação de recursos que melhorem o bem-estar geral. Portanto, apenas II e III estão corretas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais