Buscar

O que é intemperismo? Quais são os tipos de intemperismo e que tipo de alteração cada um deles pode promover nas rochas?

💡 3 Respostas

User badge image

Pamela M. da Conceição

Intemperismo é o conjunto de processos biologicos e climaticos que altera a estrutura e composição. Tem 3 tipos de intemperismo: Físico, químico e biologico. No intemperismo físico, que ocorre masi devido a agua, temperatura e pressão, ocorre mais em rochas primarias, por terem ligaçoes simples. No intemperismo químico ocoere a quebra de ligações, ocorrendo devido a agua, vegetação e e temperatura. E no intempersimo biológico temos processos biológicos, principalmente decomposição de seres vivos, favorecendo na fertilidade do solo.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O intemperismo é o nome dado ao processo de modificação (desgaste) de rochas e minerais que compõem a superfície terrestre. Esse processo pode ter origem física, química e biológica.

O intemperismo físico é o processo de desagregação ou desintegração das rochas sem que ocorra mudanças na estrutura química dos minerais que a compõe. O intemperismo físico pode ser causada pela variações de temperatura, pela água e abrasão mecânica.

O intemperismo de origem térmica ocorre devido a variação de temperatura sendo que quando aquecida elas espandem (ocorre durante o dia) e quando resfriam elas se contraem (ocorre durante a noite), isso faz com que a rocha se fragmente.

O intempetismo causado pela água pode causar degradação pelo impacto e em regiões frias seu acumulo em ranhuras e fendas e seu posterior congelamento causam um aumento de pressão e aumento das fissuras.

Já o intemperismo por abrasão mecânica ocorre pela fricção de outras partículas (rochas, areia, animais, entre outros) sobre a superfície da rocha despendendo pequenas partículas.

O intemperismo químico é a transformação atráves da decomposição das rochas por meio de transformações químicas. Sendo que o principal agente catalizador das reações químicas é a água.

O intemperismo biológico é um processo onde as rochas como as raízes de uma árvore e a ação de bactérias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais