Buscar

Qual teoria é aceita para conceituar o crime: bipartida ou tripartida?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Na teoria bipartida o crime é composto pelos seguintes elementos: fato típico e ilícito.

Na teoria tripartida o crime é composto pelos seguintes elementos: fato típico, ilícito e culpável. 

Segundo a doutrina majoritária a teoria aceita é a tripartida. 

1
Dislike0
User badge image

Vinicius Sousa

Tripartida.

Porém existem doutrinadores que trabalham com a bipartida.

0
Dislike0
User badge image

José Castanheira

Ambas as teorias de conceituação do crime possuem adeptos entre os representantes das doutrinas penalistas nacionais e internacionais. 

Segundo a teoria bipartida, crime é o fato típico e ilícito. A culpabilidade, nessa concepção, seria apenas o juízo de reprovabilidade relacionado à conduta, não compondo o delito. 

Segundo a teoria tripartida, o crime é composto por 3 elementos: fato típico, ilicitude (antijuridicidade) e culpabilidade.  

Vale destacar que cada teoria acerca da concepção de crime tem como consequência a adoção de  determinadas concepções sobre a conduta e sobre a alocação de dolo e culpa nos variados componentes do delito.  

A adoção da teoria tripartida pode se dar por adeptos da teoria causalista, clássica ou mecanicista da conduta ou por adeptos da teoria finalista (finalismo penal). 

Caso se entenda, segundo a concepção tripartida, que o dolo relacionado à prática de um crime (fato típico, ilícito e culpável) se localiza no interior da conduta, representado pela intenção do indivíduo dirigida a uma finalidade, estar-se-á adotando a teoria finalista. Essa teoria foi expressamente adotada pelo Código Penal. O dolo, segundo o finalismo, é classificado como "natural ou avalorado". 

Na hipótese de que se considere que o dolo e a culpa se localizam na culpabilidade, elemento componente do delito segundo a concepção tripartida, a teoria causalista (mecanicista ou clássica) da conduta será adotada. Por essa razão, o dolo, quando localizado na culpabilidade, é classificado como dolo "colorido ou normativo", pois compõe elemento normativo do crime. 

Para os adeptos da teoria bipartida (crime é fato típico e ilícito), o dolo e a culpa (elementos subjetivo e normativo da conduta) devem, necessariamente, estar localizados no interior do fato típico - mais especificamente,  na conduta. Caso contrário, a responsabilização penal do indivíduo ocorreria na forma objetiva (sem análise da intenção inerente à conduta), o que é vedado pelo ordenamento jurídico. 

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais