Buscar

BC corta juros...

  1. BC corta juros para 6,5% ao ano e indica nova redução em maio
    É o menor piso histórico da taxa; queda ocorre em cenário de inflação controlada
     
    Na 12ª redução seguida da taxa básica de juros, o Banco Central decidiu, nesta quarta (21), cortar a Selic em 0,25 ponto percentual, para 6,5% ao ano. Com isso, o juro atinge um novo piso histórico no país. No comunicado, o BC prevê mais uma redução na próxima reunião em maio.  O Copom vê como "apropriada" uma flexibilização monetária moderada adicional, de modo que a inflação convirja para a meta. 
     
     
    Fonte: Banco Central
     
    A decisão veio em linha com o esperado pelo mercado. Dos 43 analistas e casas ouvidos pela agência Bloomberg, 41 apostavam na queda da Selic para 6,5%. Apenas dois viam a taxa estável em 6,75% ao ano.
     
    Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/03/banco-central-corta-juros-pela-12a-vez-e-selic-cai-para-65-ao-ano.shtml  acessado em 04/04/2019 às 10:54
     
    A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
    I. O governo reduziu as taxas de juros porque observou uma situação de controle da inflação; assim, ao analisar o gráfico, durante todo período estudado, desde a atuação do ex-ministro Armínio Fraga, pode-se dizer que a política monetária tem sido expansionista.
    PORQUE 
    II. A política monetária expansionista se dá com reduções esporádicas das taxas de juros, sempre diante de uma situação de perspectiva de inflação tendendo a se elevar.
     
    A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

       

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

       

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

       

    As asserções I e II são proposições falsas.

       

    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

       

    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

0,25 pontos   

PERGUNTA 6

  1. A economia pós-guerra do Japão desenvolveu-se a partir dos resquícios de uma infraestrutura industrial que sofreu destruição generalizada durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1952, ao final da ocupação dos aliados, o Japão era um “país menos desenvolvido”, com um consumo per capita de cerca de um quinto do consumo dos Estados Unidos. Ao longo de duas décadas, o Japão alcançou um crescimento anual médio de 8%, possibilitando que o país se tornasse o primeiro a passar do status de “menos desenvolvido” para “desenvolvido” na era pós-guerra. As razões para isso ter acontecido incluem altas taxas tanto de poupança individual como de investimentos em iniciativas do setor privado, uma força de trabalho com grande ética laboral, o amplo fornecimento de petróleo a baixo custo, tecnologias de inovação, e uma intervenção governamental efetiva nas indústrias do setor privado. O Japão foi o principal beneficiário do rápido crescimento atrelado à economia do mundo pós-guerra segundo os princípios de livre comércio promovidos pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Acordo Geral de Tarifas e Comércio. Em 1968, a economia japonesa já havia se tornado a segunda maior do mundo, depois da economia dos Estados Unidos.
    Entre 1950 e 1970, a porcentagem de japoneses que viviam nas cidades passou de 38% para 72%, aumentando expressivamente a força de trabalho industrial. O potencial competitivo da indústria japonesa cresceu de forma robusta, com um aumento médio de 18,4% ao ano nas exportações durante os anos 60. Depois da segunda metade da década de 60, o Japão alcançou anualmente um superávit na balança de transações correntes, com exceção de alguns poucos anos depois da crise do petróleo de 1973. Nessa fase, o crescimento econômico teve o apoio de fortes investimentos em iniciativas do setor privado, os quais eram baseados na alta taxa de poupança individual. Ao mesmo tempo, ocorreram mudanças significativas na estrutura industrial do Japão, com uma mudança de foco nas principais atividades econômicas, passando da agricultura e indústria de pequeno porte para a indústria de grande porte. As indústrias de ferro e aço, construção de navios, maquinário, veículos motorizados e dispositivos eletrônicos passaram a dominar o setor industrial.
    Em dezembro de 1960, o Primeiro-Ministro Ikeda Hayato anunciou um plano para dobrar a renda, estabelecendo a meta de 7,8% de crescimento anual durante a década de 1960-1970. O planejamento econômico do governo direcionado para a expansão da indústria de base se provou extremamente bem sucedido e, em 1968, a renda nacional havia dobrado, alcançando um crescimento anual médio de 10%. 
    Fonte: < https://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/economia.html > Acesso em 11/04/2019 às 16:05
     
    A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
    I.  O crescimento da economia japonesa desde o pós-guerra até os dias atuais se dá em função da capacidade de gerar poupança e pela intensificação da produção de bens de alto valor agregado.
     
    PORQUE 
     
    II. Quanto mais trabalho se incorpora a um bem, mais valioso se tornará, aumentando a riqueza de quem o produz, o que está alinhado ao pensamento de Adam Smith, que dizia ser o trabalho a verdadeira fonte de riqueza das nações.
     
    A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

       

    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

       

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

       

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

       

    As asserções I e II são proposições falsas.

       

    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

💡 4 Respostas

User badge image

Daniel de Deus

As asserções I e II são proposições falsas.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A pergunta exige conhecimentos prévios em Administração.

Vamos analisar as asserções feitas:

  • “I. O governo reduziu as taxas de juros porque observou uma situação de controle da inflação; assim, ao analisar o gráfico, durante todo período estudado, desde a atuação do ex-ministro Armínio Fraga, pode-se dizer que a política monetária tem sido expansionista”: Falso; e
  • Deve-se observar que, no gráfico, quando se estava sob comando dos à época ministros da fazenda Henrique Meirelles e Alexandre Tombini, houve momentos nos quais as taxas de juros sofreram elevações, procedimento este tomado pelo Banco Central diante de uma perspectiva de alta da inflação, sempre.

Portanto, a alternativa correta é a B As asserções I e II são proposições falsas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais