Buscar

Referente à teoria dos clássicos do pensamento político, avalie as afirmações a seguir:

Referente à teoria dos clássicos do pensamento político, avalie as afirmações a seguir:

 

I. Maquiavel classifica as formas de governo em termos dualistas: de um lado a monarquia, de outro a república. Acreditava em três formas boas de governo: monarquia, aristocracia e democracia.

 

II. Thomas Hobbes defende a teoria pessimista, considerava que o homem é o lobo do homem e esta luta de todos contra todos tem como consequência o desaparecimento da sociedade.

III. Platão defendeu os direitos naturais e jusnaturalistas como direito do homem, com direito à propriedade e liberdade, sendo o Estado ideal baseado na justiça. 

 

É correto o que se afirma em: (Resposta: I e II estão corretas: ledra D)

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Hobbes era um estudioso, cujo objetivo era colocar a política em pé de igualdade; ele, portanto, empregou uma abordagem lógica estrita ao seu trabalho. Em contraste, Maquiavel era um homem de ação; ele trabalhou, principalmente, como funcionário público da República Florentina. Ele tirou conclusões, tendo feito observações de como as pessoas realmente se comportaram, em vez de como deveriam se comportar em um mundo hipotético e intangível. É essa diferença de metodologia que, em última análise, subjaz às diferenças nas crenças políticas dessas duas pessoas.

O trabalho de Hobbes foi projetado para tornar a análise da política mais científica, ele acreditava que, se a política fosse analisada do ponto de vista científico, seria possível tirar conclusões, o que poderia levar à criação de um estado duradouro de paz.

A visão de Hobbes sobre a ciência é mais proeminente em Corpore do que seu Leviatã mais frequentemente citado. Em de Corpore, Hobbes apresenta seus pontos de vista sobre o método filosófico, matemática, geometria, física e natureza humana. Em sua opinião, os pontos de vista em De Corpore representavam os princípios fundamentais de todo o seu sistema filosófico e, portanto, de sua “ciência da política”.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais