Buscar

História

Atente para a seguinte citação: 

“Foi [...] a partir de fins dos anos 1960 que intelectuais nacionalistas e de esquerda do Rio da Prata promoveram Solano López a líder anti-imperialista. Esse revisionismo [...] apresenta o Paraguai pré-guerra como um país progressista, onde o Estado teria proporcionado [...] o bem-estar de sua população, fugindo [...] à subordinação à Inglaterra. [...] Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DORATIOTO, Francisco. F. M. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 19,20. 

Considerando esse excerto de texto informações e os conteúdos do livro-base Brasil Império: história, historiografia e ensino de História sobre a historiografia brasileira sobre a Guerra do Paraguai, assinale a alternativa correta:

  A

A citação acima é uma crítica a uma vertente historiográfica que aponta os interesses ingleses como o principal fator causador da Guerra do Paraguai.

  B

O extrato de texto acima citado é um elogio aos intelectuais de esquerda que interpretaram, a partir de fins dos anos 1960, o Paraguai pré-guerra como nação progressista.

  C

O trecho de texto mencionado é uma comprovação de que a historiografia sobre a Guerra do Paraguai pouco modificou suas intepretações a partir da década de 1960.

  D

A citação em análise sobrepõe os interesses ingleses às rivalidades regionais entre nações da América do Sul como fator causador da Guerra do Paraguai.

  E

Para o autor da citação acima mencionada, Solano Lopez foi um importante líder anti-imperialista.

💡 3 Respostas

User badge image

Inglês com Carol Rezende

De acordo com o livro-base, Brasil Império: história, historiografia e ensino de História, há três linhas historiográficas:

  • Tradicional Militar Patriótica (1864-1930): aponta o autoritarismo do líder paraguaio como principal causa do conflito.
  • Revisionismo de Esquerda (1960-1980): considera como motivo para o conflito o imperialismo britânico e o processo de expansão do capitalismo industrial inglês.
  • Neorrevisionismo (1990- atualmente): vê a guerra como um conflito interno da América do Sul.

A citação acima é uma forte crítica ao revisionismo. Portanto, a alternativa A é a correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais