Buscar

Quais ações e efeitos maléficos e benéficos do tromboxano?

💡 3 Respostas

User badge image

Larissa Clara

A terapia antiinflamatória teve uma evolução significativa a partir da descoberta do seu mecanismo de ação (VANE, 1971). No final dos anos 80, com a descoberta da existência de duas isoformas de ciclooxigenase (COX-1 e COX-2), que determinam diferentes funções no organismo, os pesquisadores abriram novos horizontes para o estabelecimento de uma conduta terapêutica mais eficaz e com menor incidência de efeitos colaterais Há uma grande variedade de AINEs no mercado e há ainda, um fluxo contínuo de pesquisas, buscando novos medicamentos desta natureza. Baseado nessas informações pode-se concluir que nenhuma dessas substâncias, pelo menos até o presente momento, tem sido completamente eficaz no controle da resposta inflamatória, sem causar efeitos deletérios no organismo

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os tromboxanos são eicosanóides derivados de ácido araquidónico ; eicosanóides são moléculas altamente reactivo derivado de ácido araquidónico e incluindo quatro classes principais, entre os quais está o tromboxano (pelas prostaglandinas (PG), a prostaciclina (PGI) e os leucotrienos (LT)).

Os tromboxanos são o resultado principalmente da ação da enzima ciclooxigenase no ácido araquidônico. Eles são um grupo de moléculas com efeito autócrino e parácrino , sintetizadas a partir do ácido araquidônico , que, como as prostaglandinas e os leucotrienos, demonstram recentemente suas importantes funções.

O tromboxano TXA2 é um metabólito do ácido araquidônico, gerado pela ação da tromboxane sintetase em endoperóxidos cíclicos de prostaglandina PGs. Seu processo de criação é semelhante aos PGs, mas difere principalmente deles em que o tromboxano é produzido apenas pelas membranas das plaquetas.

A síntese do TXA2 determina um aumento do cálcio citoplasmático , proveniente do denso sistema tubular , contribuindo para a agregação plaquetária, por meio de sua ativação. O TXA2 atua como um potente agregante plaquetário (o maior descoberto até agora) e vasoconstritor , que por sua vez se transforma em tromboxano B2, que é inativo, porém mais estável que o anterior.

Sua principal função biológica é participar da hemostase , isto é, nos processos de coagulação e agregação plaquetária. No sistema respiratório, particularmente o TXA2, é um potente broncoconstritor . Devido ao seu papel na agregação plaquetária, o TXA2 é importante no fechamento de feridas e hemorragias que ocorrem permanentemente em nosso corpo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais