Buscar

Questão

As relações entre filosofia e educação são tão intrínsecas que John Dewey pode afirmar que as filosofias são, em essência, teorias gerais de educação. Está claro que se referia à filosofia como filosofia de vida. Sendo a educação o processo pelo qual os jovens adquirem ou formam "as atitudes e disposições fundamentais, não só intelectuais como emocionais, para com a natureza e o homem", é evidente que a educação constitui o campo de aplicação das filosofias, e, como tal, também de sua elaboração e revisão. Muito antes, com efeito, que as filosofias viessem expressamente a ser formuladas em sistemas, já a educação, como processo de perpetuação da cultura, nada mais era do que meio de se transmitir a visão do mundo e do homem, que a respectiva sociedade honrasse e cultivasse.

Fonte: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/filosofia.html

Segundo os autores  Ozmon e Craver, a Filosofia da Educação teve seu princípio quando:
Escolha uma:
a. A filosofia clássica não respondia mais às questões levantadas pelos aspectos da prática sociedade 
b. percebeu-se que os filósofos não mais discutiam sobre a Educação
c. Outras ciências surgem para dar suporte aos aspectos filosóficos
d. quando os valores da ação pedagógica começaram a ser questionados 
e. as pessoas se tornaram conscientes da Educação como uma atividade humana diferenciada

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos avaliar cada uma das alternativas e identificar qual delas está correta segundo o que sabemos sobre a filosofia da educação e o pensamento de Ozmon e Craver. A letra a. está errada porque a filosofia da educação nada tem a ver com responder aspectos práticos da sociedade, mas entender e analisar filosoficamente as causas e consequências educacionais dentro de qualquer sociedade. A letra b. também está errada porque a educação sempre foi um assunto apara filósofos, mas ela surge como vertente da filosofia quando percebe nesta vertente algo distinto de outros temas. A letra c. também está errada, já que as ciências partem da filosofia e estas ciências podem tratar dos mais variados aspectos. A letra d. está errada. A filosofia da educação não nasce quando os valores educacionais começam a ser questionados justamente porque seu alcance é muito mais amplo. Por fim, temos a letra e. que está correta. Para Ozmon e Craver a filosofia da educação desponta como uma vertente filosófica quando a educação é percebida como uma atividade humana diferenciada.
1
Dislike0
User badge image

Arthur Afonso Bitencourt Loureiro

e . as pessoas se tornaram conscientes da Educação como uma atividade humana diferenciada

1
Dislike0
User badge image

José Miguel Mourato

Conclusão Rejeitando uma pedagogia analiticamente identificada como reprodutora do sistema social, optamos por um pedagogia voltada para a transformação. Para tanto, essa pedagogia deve estar centrada no ser humano enquanto ser político e, em conseqüência disso, ser ideologicamente definida. Para executá-la, é preciso uma relação democrática entre educador e educando, dando atenção a dois elementos básicos do processo cultural – a continuidade e a ruptura no processo de elevação cultural. Para tanto, a didática necessita agir politicamente no planejamento, na execução e na avaliação do ensino. A avaliação exercerá adequadamente o seu papel na medida em que ela esteja articulada com o conteúdo proposto para a educação. Ela deve possibilitar verificar se esse conteúdo está sendo cumprido adequadamente. Lembrando que Snyders disse que o conteúdo define a proposta pedagógica, a avaliação deverá estar a serviço dessa proposta. Se está clara a definição do "ser humano que se quer formar", a avaliação tem por objetivo subsidiar esse esforço. Como processá-la dependerá desse conteúdo, desde que ela não pode existir independente dele. Ela tem sido autoritária exatamente porque tem-se dado de forma desvinculada dos conteúdos pedagógicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais