Buscar

PROVA AMC UNICEUB 2019 - DIREITO EMPRESARIAL SOCIETÁRIO - QUESTÃO 03

O Código Civil tem capítulo específico tratando da incapacidade do empresário. Tal regulação é de especial importância, já que a atividade empresarial não pode ser desenvolvida por todos aqueles que assim desejarem. Algumas pessoas, pela sua profissão, não podem ser, também, empresárias. Outros não podem desenvolver a atividade empresarial devido a uma condição específica, tal como a menoridade. O próprio Código Civil traz algumas hipóteses que excepcionam as vedações de caráter geral. No que se refere aos conceitos de capacidade (e da falta dela), indicadas no Código Civil, analise os itens a seguir: 

 

I. Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa, antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.

II. Ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz já possuía, ao tempo da sucessão ou da interdição, desde que estranhos ao acervo daquela, devendo tais fatos constar do alvará que conceder a autorização.

III. O sócio relativamente incapaz deve ser representado e o absolutamente incapaz deve ser assistido por seus representantes legais.

 

Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas

A) - II e III

 

B) - III

 

C) - II

 

D) - I

 

E) - I e II

💡 1 Resposta

User badge image

Henrique Paduan

A alternativa correta é a D, vez que o item I está de acordo com disposição do Código Civil, vejamos:

Art. 974. Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.

O item II está incorreto, vez que não ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens já possídos pelo incapaz, veja-se o §2º do artigo 974 do Código Civil:  

§ 2o Não ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz já possuía, ao tempo da sucessão ou da interdição, desde que estranhos ao acervo daquela, devendo tais fatos constar do alvará que conceder a autorização. 

Por fim, conforme regra do Código Civil, o relativamente incapaz é assistido, já o absolutamente incapaz deve ser representado. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais