Logo Passei Direto
Buscar

DESCREVA A DIFERENÇA ENTRE A INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL E A INCONSTITUCIONALIDADE MATERIAL.

User badge image
Patricia Moraes

há 6 anos

Respostas

User badge image

Márcio Júnior

há 6 anos

Inconstitucionalidade por vício formal – é conhecida pelos nomes de inconstitucionalidade orgânica, inconstitucionalidade propriamente dita, e inconstitucionalidade formal por violação a pressupostos do ato.

Na inconstitucionalidade por vício formal verifica-se quando a lei ou ato normativo infraconstitucional (leis) contiver algum vício em sua forma, ou seja, em seu processo de formação, vale dizer, no processo legislativo de sua elaboração, ou ainda, em razão de sua elaboração por autoridade incompetente.

A inconstitucionalidade por vício material se refere ao conteúdo, substancial ou doutrinário. O vício se diz respeito à matéria, ao conteúdo do ato normativo.

Caso um ato normativo afronte a Lei Maior (Constituição Federal) deverá ser declarado inconstitucional, por possuir um vício material.

O conteúdo de uma norma não poderá afrontar os princípios constitucionais, se a matéria contida na norma violar os direitos e garantias fundamentais, a inconstitucionalidade material estará presente e não poderá a matéria ora viciada prevalecer em razão da Constituição Federal.

Base: artigos 102 e 103 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Júnior Oliveira

há 6 anos

A inconstitucionalidade formal é verificada em relação à elaboração da lei ou do ato normativo, isto é, quando a forma de criação determinada pela Constituição for desrespeitada, o que pode se dar tanto pelo vício no processo legislativo (ex.: a CF determina que a matéria seja disciplinada por lei complementar e o legislador edita lei ordinária), quanto por vício de iniciativa (ex.: projeto de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal mas formulado pela Câmara dos Deputados).

Já a inconstitucionalidade material se observa com a edição de lei ou ato normativo cuja matéria (leia-se, o conteúdo) viole a Constituição Federal. Ex.: lei que prevê pena de prisão perpétua.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina