Buscar

Qual a concepção de Estado para Lênin e Gramsci?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A definição direta e simples de Lenin do Estado é que "o Estado é uma organização especial de força: é uma organização de violência para a supressão de alguma classe". Daí a sua difamação até mesmo da democracia parlamentar, que foi influenciada pelo que Lênin viu como o recente aumento de influências burocráticas e militares: "Decidir uma vez a cada poucos anos qual membro da classe dominante deve reprimir e esmagar o povo através do parlamento. - esta é a verdadeira essência do parlamentarismo burguês, não só nas monarquias parlamentares e constitucionais, mas também nas repúblicas mais democráticas ".

Ciitando Friedrich Engels e Karl Marx , Lenin investiga questões teóricas sobre a existência do Estado após a revolução proletária, abordando os argumentos de anti-autoritários, anarquistas , social-democratas e reformistas, ao descrever os estágios progressivos da mudança social - a revolução, estabelecer “o estágio inferior da sociedade comunista” (a comuna socialista) e o “estágio mais elevado da sociedade comunista” que produzirá uma sociedade estável onde a liberdade pessoal possa ser plenamente expressa.

Lenin defende especialmente a teoria do comunismo de Marx e o marxismo em geral; a saber, quando os antigos revolucionários morrem, a burguesia não se contenta em rotulá-los de “ inimigos do Estado ”, porque isso atrairia os radicais políticos , atacando os escritos teóricos dos revolucionários atribuindo-lhes um caráter social (anti-revolucionário). mediocridade democrática contrária à “natureza revolucionária de Marx”.

1
Dislike0
User badge image

Victor Gabriel

Gramsci desenvolveu a teoria do "Estado ampliado", que consiste na ideia de que a estrutura estatal é composta pela Sociedade Civil (os indivíduos em geral) e a Sociedade Política (a classe dominante que administra e luta por suas próprias hegemonias). De um outro ponto de vista, haveria o Estado restrito, que corresponderia à sociedade política, sendo esta, a possibilitaria da coercitividade, e a zona em que se consolida a construção de consenso, no caso, a sociedade civil. Essa concepção AMPLIADA de Estado torna-se uma renovação da teoria ortodoxa marxista de Lênin que já pensa no Estado apenas como uma estrutura coerciva, ou seja, apenas com a sociedade política. Seria por isso que Gramsci afirmava que era inevitável a desarticulação do movimento comunista da antiga União soviética, pois não foi possibilitada a construção de consenso e, portanto, a solidificação da hegemonia da classe dominante. Muito embora, Lênin tenha sido uma das referências para Gramsci no que se refere à articulação dos aparelhos privados de hegemonia, com as escolas, igreja, jornais e meios de acesso às massas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais