Buscar

2. Qual a diferença entre Gasto, Custo e Despesa?

💡 3 Respostas

User badge image

David Bicalho

Para iniciarmos a nossa discussão será necessário primeiramente que entendamos a diferença entre gastos, custos e despesas. Sobre gastos, o dicionário Aurélio nos apresenta a seguinte definição: é aquilo que se gastou ou consumiu: despesa, dispêndio. 

Já os custos, ele define como aquilo que deve ser gasto seja em dinheiro, tempo ou esforço. Por fim, a definição apresentada de despesas é ato ou efeito de se gastar ou aquilo que se gasta: gasto, consumo.

O dicionário Aurélio nos apresenta uma mesma definição para os termos gastos e despesas, contudo, para o Centro de Ciências Sociais Aplicados, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), eles possuem significados diferentes. Veja-os a seguir.

Gastos
Está relacionado a gastos financeiros, a fim de adquirir algum tipo de produto ou serviço, sem aguardar nenhuma espécie de retorno financeiro.

Por isso, pode-se classificar como gastos: a compra de roupas, de sapatos, de eletroeletrônicos, de eletrodomésticos e de outros bens, já que não se pensa em revendê-los ou arranjar algum meio de se obter dinheiro com eles.

Custo
Quando o custo não gera outros bens e serviços, pode ser considerado um gasto. Exemplo: o consumo de água de forma desnecessária pode ser considerado um gasto, como esquecer a torneira da pia do banheiro aberta. Mas, se a utilização da água estiver ligado a outros benefícios, como esquentar a comida no micro-ondas e fazer café, ele passa a ser considerado como custo.

Despesas
Consideram-se despesas domésticas os gastos que já fazem parte do orçamento mensal da família. Porém, assumem a característica de gastos quando o objetivo dela passa a ser o desejo por um bem ou serviço. 

Assim, destacamos que a compra de algum utensílio doméstico é uma forma de gasto, mas se este gasto estiver ocorrendo de forma mensal, ele passa a ser considerada uma despesa familiar.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Contabilidade consiste na ciência que estuda, analisa, registra e gerencia a administração econômica. Nesse contexto, o objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio das entidades econômicas, isto é, seu conjunto de Bens, Direitos e Obrigações da entidade.

Nesse contexto, o contador (profissional da Contabilidade), além de estudar, avaliar e declarar as variações de caixa de uma empresa, deve buscar alternativas para a melhora dos rendimentos e redução de despesas de forma a obter um aumento do patrimônio líquido da entidade.

Daí, define-se as despesas como qualquer valor dispendido com bens e serviços necessários para a manutenção da atividade principal da empresa.

Por sua vez, os custos tratam-se das despesas que acontecem no processo de obtenção de bens ou prestação de serviços. Nesse contexto, antes de explanar especificamente sobre os custos/despesas variáveis, é importante ter em mente o conceito de custo padrão.

Por fim, os gastos tratam-se de valores imprevisíveis que não foram previstos inicialmente na elaboração do orçamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais