Buscar

O que é Lipídio?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Os lipídios ou gorduras são moléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em certas substâncias orgânicas, tais como álcool. Essas biomoléculas são compostas por carbono, oxigênio e hidrogênio. Podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal e de origem animal.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Existem alguns grupos de compostos que apresentam funções de extrema importância para os seres vivos, onde os lipídios são um desses grupos.

Nesse grupo, estão contidos os óleos, as gorduras e algumas vitaminas que, quimicamente, são formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio essencialmente. Suas moléculas se caracterizam por serem apolares, ou seja, são insolúveis em água.

Quanto às suas funções, essas moléculas desempenham funções importantes como a reserva de energia, o isolamento térmico e a composição da membrana plasmática devido aos glicolipídios e fosfolipídios.

Portanto, lipídios são moléculas orgânicas apolares que possuem funções de isolação térmica, reserva energética e composição da membrana plasmática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais