Buscar

Como explicar as desigualdades sociais?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Sabe-se que as desigualdades sociais são todo o tipo de falta de homogeneidade em relação a distribuição de renda, poder político, educação, saúde, investimento, etc. As desigualdades sociais são mais latentes em países em desenvolvimento, onde a grande parte da população vive em condições bastante difíceis e precárias, enquanto uma pequena parcela da população detém grande parte da renda do país e, por consequência, tem acesso a melhores níveis de educação, saúde, poder político e econômico.

As desigualdades sociais possuem uma série de causas, no Brasil, por exemplo, as desigualdades sociais surgem desde o período colonial, em que os negros e indígenas eram escravizados e, até hoje, vemos que ainda existem preconceitos com estas pessoas que continuam sendo marginalizadas.

Além disso, podemos citar como causas destas desigualdades sociais a falta de políticas públicas que poderia investir numa melhor distribuição de recursos, tanto da saúde, quanto da educação, cultura e social para que todos possam ter acesso a estes direitos. A falta de trabalho para a população, o que também pode ser decorrente da falta de educação adequada, o capitalismo que indica uma lógica de acumulação de capital, fazendo com que cada vez mais desigualdades entre pobres e ricos e também a má distribuição da renda, já que existem poucas pessoas que ganham muito e muitas que ganham pouco.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais