Buscar

Quem foi Vasco da Gama? Qual a sua importância?

💡 4 Respostas

User badge image

Isadora Azambuja

Vasco da Gama foi um importante navegador português do período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI).

Comandou a expedição portuguesa que navegou da Europa para as Índias, contornando o continente africano. A frota comandada por Vasco da Gama chegou a Calicute em 20 de maio de 1498. Este feito foi muito importante, pois Portugal criou uma nova rota comercial para comprar especiarias diretamente nas Índias. Com isso, a burguesia e a Coroa portuguesa passaram a obter lucros expressivos, quebrando o monopólio comandado até então pelas cidades italianas de Gênova e Veneza.

 

 

 

 

 


  


 

VASCO DA GAMATemas Relacionados

Bibliografia Indicada

 

- Vasco da Gama
  Autor: Bouchon, Genevieve
  Editora: Record
  Temas: Biografia, História

 

 

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Vasco da Gama foi um explendido navegador e explorador Português, que a partir do início do século XV, impulsionado pelo Infante Enrique , quis se aprofundar nos conhecimentos do litoral africano. Desde a década de 1460, o objetivo era contornar a ponta sul do continente africano para acessar as riquezas da Índia - pimenta preta e outras especiarias - estabelecendo uma rota marítima confiável.

A República de Veneza havia dominado grande parte das rotas comerciais entre a Europa e a Ásia, mas desde 1453, com a tomada de Constantinopla pelos otomanos , o comércio havia sido limitado e os custos aumentados. Quando Vasco da Gama tinha cerca de dez anos, estes longos - planos de longo prazo estavam prestes a ser alcançado: Bartolomeu Dias tinha retornado para dobrar o Cabo da Boa Esperança , depois de explorar o rio do Infante (The Great Fish River , no hoje 's África do Sul ) e depois de ter verificado que a costa se estendia para o desconhecido na direção nordeste.

Portugal esperava usar a rota iniciada por Diaz para quebrar o monopólio do comércio mediterrânico. No o mesmo tempo, fazendo uso de expedições terrestres durante o reinado de D. João II de Portugal, que apoiou a teoria de que a Índia era acessível por barco a partir do Oceano Atlântico, Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva foram enviados via Barcelona , Nápoles e Rodes para Alexandria, onde, posando como comerciantes, conseguiu chegar a Aden.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais