Buscar

02. (FUVEST) No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente:\na. a) por sua vinculação exclusiva ao sistema agrário exportador;\nb. b

02. (FUVEST) No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente:\na. a) por sua vinculação exclusiva ao sistema agrário exportador;\nb. b) pelo incentivo da Igreja e da Coroa à escravidão de índios e negros;\nc. c) por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica da sociedade;\nd. d) por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e mais leves aos índios;\ne. e) por impedir a emigração em massa de trabalhadores livres para o Brasil.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A escravidão no Brasil começou muito antes que o primeiro assentamento português fosse estabelecido em 1516, quando membros de uma tribo escravizariam membros capturados de outra. Mais tarde, os colonos foram fortemente dependentes do trabalho indígena durante as fases iniciais do assentamento para manter a economia de subsistência, e os nativos foram muitas vezes capturados por expedições chamadas bandeiras.

A importação de escravos africanos começou no meio do século XVI, mas a escravização dos povos indígenas continuou até os séculos XVII e XVIII. Durante a era do comércio de escravos do Atlântico , o Brasil recebeu mais escravos africanos do que qualquer outro país. Estima-se que 4,9 milhões de escravos da África foram trazidos para o Brasil durante o período de 1501 a 1866.

Até o início da década de 1850, a maioria dos africanos escravizados que chegavam às costas brasileiras foram forçados a embarcar em portos da África Central Ocidental. O trabalho escravo foi a força motriz por trás do crescimento da economia açucareira no Brasil, e o açúcar foi a principal exportação da colônia de 1600 a 1650. Os depósitos de ouro e diamantes foram descobertos no Brasil em 1690, o que provocou um aumento na importação de africanos. escravos para alimentar esta mineração recém-lucrativa.

Sistemas de transporte foram desenvolvidos para a infraestrutura de mineração, e a população cresceu de imigrantes que buscavam participar da mineração de ouro e diamantes. A demanda por escravos africanos não diminuiu após o declínio da indústria de mineração na segunda metade do século XVIII. A pecuária e a produção de gêneros alimentícios proliferaram após o crescimento da população, ambos dependentes do trabalho escravo.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais