Buscar

Quais as atribuições do farmacêutico em um rede básica de Saúde?

💡 3 Respostas

User badge image

Fabíola Andrade

O profissional farmacêutico tem responsabilidade na implementação de estratégias para promoção do uso racional de medicamentos em virtude das consequências danosas do seu uso inadequado, bem como pela repercussão financeira que o medicamento representa para os serviços de saúde e para a coletividade. O trabalho do farmacêutico é componente fundamental da qualidade da Assistência Farmacêutica que por sua vez tem implicações diretas na eficiência dos sistemas de saúde.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os farmacêuticos verificam as prescrições dos médicos antes de dispensar a medicação aos pacientes. Esse papel vital garante que os membros do público não recebam os medicamentos errados ou tomem uma dose incorreta do medicamento. Um farmacêutico deve verificar se uma receita escrita por um médico está correta e certificar-se de que todos os medicamentos dispensados estão rotulados adequadamente com os detalhes pessoais de um paciente e instruções sobre como e quando usar os medicamentos. Distribuir os medicamentos errados ou dar instruções de uso incorretas pode ter sérias conseqüências para os pacientes, até e inclusive a morte.

Os pacientes geralmente recebem diferentes medicamentos de diferentes médicos, e os pacientes que recebem tratamentos de vários especialistas para diferentes queixas podem receber medicamentos que podem deixá-los doentes se combinados com outros medicamentos. Embora a prevenção de interações medicamentosas perigosas seja principalmente de responsabilidade do médico, os farmacêuticos fornecem uma verificação contra essa possibilidade.

Farmacêuticos supervisionam e verificam o trabalho de técnicos de farmácia e farmacêuticos em treinamento para garantir que o remédio que eles administram esteja correto. Eles também ensinam outros profissionais de saúde sobre terapias medicamentosas para pacientes. Os farmacêuticos devem fazer a educação continuada ao longo de suas vidas profissionais para acompanhar os mais recentes avanços na ciência farmacológica e aprender sobre novos medicamentos trazidos para o mercado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais