Buscar

QUAL O TRATAMENTO E PREVENÇÃO DA TRÍADE DA MULHER ATLETA?

💡 4 Respostas

User badge image

Amanda Sousa

A prevenção da Tríade pode ser feita seguindo uma rotina de treinamento periodizado e ajustado a cada necessidade e pessoa, bem como a alimentação deve estar ajustada as rotinas de treinamento. 

0
Dislike0
User badge image

Ale Araujo

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.5 no.4 Niterói Aug. 1999

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86921999000400007 

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE

A tríade da atleta

Posicionamento oficial

Carol L. Otis; Barbara Drinkwater; Mimi Johnson; Anne Loucks; Jack Wilmore

A maioria das adolescentes e mulheres podem obter benefícios importantes em termos de saúde advindos de uma prática regular de exercícios sem estar submetidas a riscos para a saúde1-3. Elas devem ser estimuladas a serem fisicamente ativas em todas as fases de suas vidas. Se ocorrerem lesões ou problemas clínicos, estes devem ser rapidamente identificados e tratados por profissionais especialistas e com experiência com mulheres fisicamente ativas.

Os três componentes da tríade são:

1. Distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares englobam um amplo espectro de comportamentos alimentares deletérios e freqüentemente pouco eficientes utilizados na tentativa de reduzir o peso ou atingir uma aparência esbelta. Esses comportamentos anormais variam nos extremos de gravidade desde uma restrição da ingestão alimentar, passando pelo ciclo empanturrar-purgar até a anorexia nervosa e bulimia nervosa, na categoria DSM-IV5-10. Os distúrbios alimentares podem aumentar a morbidade a curto e longo prazos, reduzir o desempenho, provocar amenorréia e até mesmo aumentar a mortalidade11-14.

2. Amenorréia. A amenorréia primária (retardo da menarca) é a ausência de menstruação em uma menina de 16 anos com caracteres sexuais secundários15. A amenorréia secundária é a ausência de três ou mais ciclos menstruais consecutivos após a menarca15-19.

A amenorréia associada com o exercício ou com anorexia nervosa é de origem hipotalâmica20-22. A amenorréia hipotalâmica resulta em uma produção reduzida de hormônios ovarianos e hipoestrogenemia semelhantes à menopausa. Tanto a amenorréia hipotalâmica quanto a menopausa estão associadas com uma redução densidade mineral óssea3,23-30.

3. Osteoporose. A osteoporose é uma doença caracterizada por uma massa óssea reduzida e uma deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, o que leva a uma maior fragilidade esquelética e um maior risco de fraturas24. Um painel de especialistas promovido pela Organização Mundial da Saúde estabeleceu os seguintes critérios diagnósticos31:

a. Normal: densidade mineral óssea (DMO) que não esteja mais do que um Desvio Padrão (DP) abaixo da média de adultos jovens.

b. Osteopenia: DMO entre 1 e 2,5 DP abaixo da média de adultos jovens.

c. Osteoporose: DMO mais de 2,5 DP abaixo da média de adultos jovens.

d. Osteoporose grave: DMO mais de 2,5 DP abaixo da média de adultos jovens mais uma ou mais fraturas.

A principal causa de osteoporose pré-menopausa em mulheres ativas é uma redução da produção de hormônios ovarianos e hipoestrogenemia em conseqüência de uma amenorréia hipotalâmica23,26-30,32,33.

Descobrir o diagnóstico é o primeiro passo. Qualquer alteração do padrão menstrual deve servir de alerta para buscar ajuda médica especializada. “Mulheres que usam métodos anticoncepcionais a base de hormônios perdem esse parâmetro e devem utilizar outros sinais da tríade, como fadiga excessiva, mudança de humor, queda do rendimento nos treinamentos, alterações no sono”.

Após o diagnóstico, a paciente deverá passar por orientação nutricional especializada, adequando assim a disponibilidade energética para determinada carga de treinamento. Assim o equilíbrio poderá ser restabelecido e o sistema hormonal voltará a funcionar normalmente.

O melhor tratamento consiste em adequar a carga de treinamento com a ingestão calórica alimentar adequada. 

 

 http://www.scielo.br/pdf/rbme/v5n4/v5n4a07.pdf

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O primeiro passo na prevenção da tríade de atletas é educar atletas, treinadores, treinadores e pais. Os atletas devem ser informados sobre os conceitos básicos de nutrição, esgotamento e excesso de treinamento, descanso e recuperação, controle de peso saudável, níveis de energia e saúde óssea. Atletas do sexo feminino, independentemente do esporte, devem ter uma sólida compreensão da importância de um ciclo menstrual saudável.

Também é recomendável que as mulheres mantenham um registro de seu período mensal e consultem um médico se tiverem disfunção menstrual. Os atletas devem ser incentivados a procurar aconselhamento e consulta de um nutricionista para formular um plano nutricional apropriado, específico para suas necessidades esportivas e energéticas.

A comunicação aberta entre atletas e seus treinadores, treinadores, pais e profissionais médicos deve estar sempre disponível se eles sentirem um problema ou precisarem fazer uma pergunta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais