Buscar

como fazer uma revisão bibliográfica?

💡 1 Resposta

User badge image

Caroline Gonçalves

Como fazer revisão bibliográfica

1. Fazer um planejamento

Como em qualquer área da vida, a organização e o planejamento facilitam bastante os trabalhos. Ter uma orientação clara do que precisa ser feito é imprescindível para a realização de uma boa pesquisa. Portanto, investir no planejamento deve ser o primeiro passo para a construção do referencial teórico.

Dessa forma, o ideal é montar um plano de ação contendo algumas atitudes práticas para a formulação de uma diretriz. Inicialmente, questione-se sobre a quantidade de estudos publicados na área e se já existe uma revisão do assunto, assim você consegue identificar qual caminho deve seguir.

Depois, defina quais serão as questões a serem respondidas ou criticadas durante sua revisão, baseados nos objetivos gerais e específicos já estabelecidos. Ainda, lembre-se de listar as palavras-chave mais importantes para ter um melhor direcionamento durante a pesquisa de artigos, dissertações, monografias e teses.

Por fim, estabeleça metas a serem cumpridas considerando o prazo final da entrega. Essa pequena atitude lhe garante uma visão mais ampliada do que precisa ser feito e do tempo disponível que você tem para a produção.

2. Ter um objetivo claro

Além de ter um bom planejamento montado, é preciso saber aonde se quer chegar com a revisão. Qualquer redação, mas sobretudo as acadêmicas, precisam seguir uma linha de raciocínio coerente que guie a leitura do texto, conduzindo o leitor a compreender as ideias ali presentes.

Por isso, pesquise nos livros clássicos quais são os conceitos principais sobre o assunto escolhido para ter uma visão geral e elencar os pontos centrais a serem investigados. Depois, dedique o seu tempo para elaborar um roteiro, considerando todos os elementos que precisam ser explicados para chegar no foco do seu estudo. Com isso, você conseguirá achar as informações necessárias sem muita dificuldade.

3. Selecionar fontes relevantes

Outra dica para a construção de uma revisão bibliográfica incrível é selecionar fontes relevantes. Esse talvez seja o momento mais importante da construção do texto, então preste bastante atenção!

A ciência está muito difundida atualmente, o que garante uma enorme quantidade de informações disponíveis sobre os mais variados temas. Contudo, por mais que isso traga uma segurança no sentido de ter mais possibilidades de escrita, traz também uma certa confusão. Afinal, com tantos caminhos a serem seguidos, como escolher o melhor?

Na verdade, é bastante simples: dedique-se à pesquisa de fontes confiáveis em base de dados. Autores renomados e conhecidos internacionalmente são fundamentais na construção de uma revisão forte e coerente. Isso porque eles destinaram grande parte da sua carreira a pesquisas e comprovações acerca do tema, o que garante mais fidedignidade à sua redação.

Nesse sentido, procure refinar a sua busca, dando prioridade aos artigos de periódicos internacionais e depois parta para outras fontes, como os publicados nacionalmente, por bons editores, as teses e dissertações de universidades conhecidas e em anais de conferências internacionais e nacionais.

É claro que existirão diversos conteúdos disponíveis e, por isso, você precisa tomar cuidado para não perder o seu tempo com artigos que não serão produtivos. Assim, procure fazer uma leitura dinâmica de cada texto arquivado, focando nos títulos, resumos e abstract, e, caso necessário, na introdução e conclusão de cada um.

Esse primeiro filtro permitirá um olhar mais crítico quanto aos textos que deverão ser considerados e, também, quanto aos que podem ser excluídos da análise, otimizando seu tempo e refinando sua revisão bibliográfica com conteúdos pertinentes.

4. Organizar os trabalhos consultados

Conforme você já deve ter percebido, existem muitas informações disponíveis atualmente. Por isso, invista em ferramentas que facilitem a organização desses trabalhos e, consequentemente, da sua produção.

Aplicativos como o JabRef e o EndNote podem ser um divisor de águas na hora de escrever o referencial teórico, pois eles arquivam os dados das referências diretamente da internet, permitindo a inserção de citações e a divisão por tema e subtema, fazendo com que você economize tempo e não se perca entre os PDF’s.

5. Escrever de maneira clara e objetiva

Uma boa escrita é resultado de muita prática e leitura, mas isso não quer dizer que não existam técnicas a serem exploradas para facilitar o processo. Dessa maneira, evite ao máximo escrever as ideias dos autores de forma separada.

Por exemplo, não é legal apresentar a ideia de um autor e depois de outro sem fazer uma conexão entre elas. O ideal, então, é fazer uma costura entre os conceitos, apontando os pontos de concordância e divergência que servirão como base para a sustentação argumentativa da sua análise.

6. Evitar os principais erros

Existem alguns erros que empobrecem o texto acadêmico, como começar os parágrafos já citando os autores. Essa prática indica ao leitor que não houve um estudo muito aprofundado sobre as obras essenciais, diminuindo o interesse de leitura.

Para facilitar, separamos alguns pontos para você ficar atento e evitar na sua redação, confira:

– uso de poucos autores para embasar os argumentos;

– referências incompletas ou equivocadas;

– não concluir as ideias principais abordadas no texto;

– seções muito curtas, com repetição de ideias e falta de coerência;

– interpretação e adaptação singular dos conceitos de outros autores.

7. Contar com apoio profissional

Toda e qualquer produção científica não é feita sozinha. Ter um apoio profissional é fundamental para a construção de um trabalho fidedigno e que contribua, de fato, para a comunidade acadêmica. Assim, não tenha medo de entrar em contato com professores e especialistas da área para tirar suas dúvidas e captar novas ideias. Isso não só enriquece o seu texto, como faz você desenvolver um networking de qualidade.

Você percebe como a produção de uma revisão bibliográfica é sistemática? Lembre-se de que é preciso fazer um planejamento claro e conciso, delimitar um objetivo, ter fontes relevantes e evitar os principais erros. Com essas atitudes, com certeza seu texto ficará impecável

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais