transdisciplinaridade

 transdisciplinaridade é uma concepção de relações entre as disciplinas que busca compreender o novo, isto é, resolver problemas, com a cooperação dos conhecimentos científicos.  A interdisciplinaridade é observável na Biomedicina, na Ecologia, na Astronomia e na Paleontologia. Na escola, ela ainda é um caminho a se trilhar. A pergunta que muitos educadores incomodados com um currículo estruturado por disciplinas fazem é: qual caminho seguir para mudar a situação e formar sujeitos competentes para a complexidade, para a diversidade, para o aprender e para a vida? Para Hernández (1998), a proposta é vincular as aprendizagens às necessidades reais e a uma visão global da realidade.

Porém, estamos longe disso. Temos uma grade curricular, com disciplinas estabelecidas com carga horária anual, mensal e semanal, aulas de cinquenta minutos e áreas de estudo. Como romper este currículo?

Para resolver esse desafio, complete a segunda coluna do quadro abaixo, mudando o paradigma de um currículo centrado nas matérias para um currículo centrado em problemas transdisciplinares:

Disciplina:Pedagogia1.519 materiais