Lucas Veiga
Constrangimento ilegal
Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda:
Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.
Aumento de pena
§ 1º - As penas aplicam-se cumulativamente e em dobro, quando, para a execução do crime, se reúnem mais de três pessoas, ou há emprego de armas.
§ 2º - Além das penas cominadas, aplicam-se as correspondentes à violência.
§ 3º - Não se compreendem na disposição deste artigo:
I - a intervenção médica ou cirúrgica, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, se justificada por iminente perigo de vida;
II - a coação exercida para impedir suicídio.
Luíz Moura de Macena
O crime de constragimento ilegal é uma proteção dada pelo legislador à liberdade pessoal dos indivíduos (seja ela física ou psicológica).
O núcleo do tipo de constrangimento ilegal é composto pelo núcleo (verbo) - Constranger, que tem o sentido de limitar, impedir ou mesmo dificultar a liberdade decisória de alguém. O agente ativo (violador da norma) atua com violência (física - vis corporalis) ou grave ameaça ( vis compulsiva - piscológica) para impedir, constranger e limitar o indivíduo de atuar segundo sua vontade, ou mesmo é considerada violência, quando o agente ativo ( agressor ) emprega qualquer meio que reduza a capacidade de resistência da vítima (denominada neste caso de violência imprópria).
E qual o intuito deste constrangimento, violência, grave ameaça ou diminuição da capacidade de resistência da vítima?! => É que a VÍTIMA faça algo que a lei não permita ( viole a lei ) ou que ela deixe de fazer algo que a lei lhe permita.
Base para a resposta: Código Penal Comentado, Rogério Greco, 12° edição, 2018.
Qualificaçao pessoal: Policial Militar do estado de Goiás; Professor nas horas vagas; aprovações PMMG, PMGO, PMDF.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Direito Penal , Lep , Leis Extravagantes , Portarias.
Progresso com Exercícios
Compartilhar