Buscar

Quais são as estruturas que nomenclatura os ácidos graxos?

💡 3 Respostas

User badge image

Lidiane Zavarize Dos Santos

Não sei, só tô aqui pra tentar baixar um arquivo de graça. Desculpa, moça. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em todas as células do corpo humano existe um componente conhecido por gordura. Entende-se por gordura como sendo toda molécula que contém uma molécula de glicerol e uma sequência de ácidos graxos que, por sua vez, são compostos orgânicos constituídos por cadeias de carbono e hidrogênio.

Os ácidos graxos podem ser classificados como saturados ou insaturados, sendo que um ácido graxo é dito saturado quando os átomos de carbono estão ligados entre si por meio de ligações químicas simples e, por sua vez, para ser classificado como insaturado, deve existir pelo menos uma ligação dupla na cadeia carbônica.

Os ácidos graxos saturados são prejudiciais à saúde, pois devido apresentarem somente ligações químicas simples, que apresentam energia de ligação maior, possuem uma característica sólida e hidrofóbica a temperatura ambiente. Ou seja, uma vez ingeridos, o sangue não consegue dissolvê-los e terminam acumulando nos vasos sanguíneos, podendo entupi-los. Já os ácidos graxos insaturados, devido possuírem ao menos uma ligação dupla, pode haver a quebra de uma das ligações e, consequentemente, surgir uma região hidrofílica na molécula de tal forma que a solubilidade seja maior. Obviamente, quanto maior for o grau de insaturação do ácido, mais solúvel ele será.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais