Buscar

pfv

intemperismo é processo geral pelo qual as rochas são destruídas na superfície da terra, sendo que existe uma maior ou menor velocidade deste processo em função da estabilidade relativa dos minerais. Em um solo de uma floresta tropical, os minerais mais comuns, graças a sua estabilidade e a taxa de alteração bastante lenta, são:

💡 3 Respostas

User badge image

Raynan Moreira Tessaro

quartzo e biotita

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O solo consiste na camada mais superficial da superfície terrestre sendo formado a partir da desagregação da rocha (material duro). Mais especificamente, o solo é um produto da atuação do clima e de organismos vivos na rocha, transformando-a e reduzindo seu tamanho.

Daí. define-se o intemperismo como o processo de desgaste e transformação das rochas e solos que pode acontecer devido a fatores químicos, físicos e biológicos. A água é o maior responsável do intemperismo químico, provocando sedimentação ao cair a chuva; por sua vez, as dilatações e compressões devido à variação de temperatura são fatores físicos do intemperismo que provocam a fragmentação das rochas; e, por fim, no intemperismo biológico, as rochas se fragmentam por ação de organismos vivos.

Nesse contexto, os minerais mais comuns em solos tropicais são a hemata e a gibbsita.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais