Buscar

em 1534 houve uma ocupação no território brasileiro, como ocorreu a divisão em 15 lotes? o que eram esses lotes? quais os nomes dados a eles?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Luis

Capitanias Hereditárias

 

0
Dislike0
User badge image

pgp .

A Coroa Portuguesa dividiu o territorio brasileiro em 15 lotes de terra e que foram concedidas aos nobres de confiança do rei D. João III. Esses lotes eram chamados de Capitanias Hereditarias e elas foram criadas para povoar a colonia e evitar possiveis ataques e invasoes.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Eram as capitanias hereditárias. Após a bem-sucedida expedição de Martim Afonso de Sousa, em 1530, para explorar o comércio de pau-brasil descoberto na costa atlântica, além de explorar rumores de vastas riquezas em prata e ouro no interior, a Coroa Portuguesa decidiu estabelecer colônias permanentes em sua reivindicação no novo continente.

Cada um deles se tornaria proprietário e administrador de uma capitania ou capitania, uma concessão de terras. As capitanias foram desenhadas como listras paralelas ao equador , começando na costa do Atlântico e terminando no oeste na linha de Tordesilhas (onde o território espanhol começou). Foram fundados pelo rei D. João III de Portugal em 1534.

Cada capitania era de cinquenta léguas de "altura" (medida de norte a sul), mas na prática, as fronteiras eram marcadas por pares de rios, uma pletora que desaguava no Oceano Atlântico na costa nordeste do continente. Então, alturas reais variaram, como mostrado no mapa à direita. Inicialmente quinze, foram concedidos a doze donees.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais